História da Música – Vanguardas Século XX

História da Música – Vanguardas Século XX

Estamos realizando um pequeno resumo para contribuir com a avaliação de História da Música para o vestibular 2019. Com a proximidade das avaliações dass instituições públicas, os ânimos se exaltam, ficamos apreensivos. Mas se acalmem, ainda há tempo, e mesmo assim sabemos que só precisamos colocar alguns pingos nos “is”.

O vestibular mais próximo e ao que me referi é o da UNICAMP. Os estudantes que já passaram pela primeira etapa, a de vídeo, e realizarão avaliação dia 14 e 15 de outubro.

Ainda faltam dois meses para o vestibular da UNESP e USP, assim, esse assunto permanecerá relevante.

Como vem sendo a série?

Nas publicações anteriores falamos em Repertório da música instrumental, a seguir Óperas – temas e aberturas famosas, Música Sacra, para hoje tratarmos das Vanguardas Século XX. Amanhã traremos a Orquestra e os Compositores Brasileiros.

Vanguarda

A música Medieval é modal. A música Renascentista é parte modal e parte diatônica ou tonal. A música Barroca quase que em totalidade é diatônica ou tonal. O mesmo se dá no período Clássico, com quase a totalidade em música diatônica.

No período Romântico, os coeficientes estéticos se dilatam.

Se permite inventividades consideradas simples erros anteriormente! E que costuraram uma renovação estética sem precedentes, no romantismo do século XIX. E que abriu em plenitude a criatividade humana ao que se buscasse, ao que se quisesse, ao que se procurasse. Vanguarda musical!

A música que segue, evoca a continuidade  composicional da música instrumental, mesmo que divirja e se afaste de seus procedimentos tradicionais.

Minimalismo

Erik Satie (1866- 1925) é um compositor e instrumentista francês, do piano. Que desenvolveu o conceito de minimalismo musical.

Música Serial

Constituída por séries que rompiam o paradoxo da música diatônica – de tensão e resolução por sensível e tônica respectivamente. Constituindo um valor de repetição, ostinato singular. Em que o conjunto serial se estabelece como motriz composicional.

Não existe um centro tonal. Apenas se compõe livremente entre os 12 sons que estabelecem o sistema temperado. A ordem que se estabelece primordialmente, permanece por toda composição.

Alban Berg (1885 – 1935), Arnold Shoenberg (1874 – 1951) e Anton Webern (1883 – 1985). Segunda Escola de Viena.

Dodecafonismo

O dodecafonismo é um modelo de música serial, cujo as 12 alturas do sistema temperado ocorrem em uma sequência contínua, que não pode ser cromática excessivamente, e tampouco compor estruturas típicas do sistema diatônico – como tríades maiores e menores, seja em posição fundamental ou inversão são vetados (do mi sol; do sol mi; mi sol dó; mi do sol; sol dó mi; sol mi dó; ou ao equivalente menor).

A música dodecafônica utiliza de forma determinante as relações de transposição, por espelho retrógrado, inverso, e retrógrado inverso. Serialismo integral.

No Brasil os compositores Cláudio Santoro (1919 – 1989), e Arrigo Barnabé (1951) dedicaram obras ao conceito singular dodecafônico.

A missa para Itamar Assumpção, composta por Arrigo, possui trechos dodecafônicos. Procure identificá-los.

Música Eletroacústica

A música eletroacústica é um estilo de música presente na prática da música ocidental, vanguarda europeia, originada no século XX e que representa a conversação entre a música acústica e aquela constituída a partir da incorporação dos recursos eletromagnéticos, típicos da gravação do mercado fonográfico.

Compõem-se sons impossíveis de serem gerados acusticamente, ao enfoque da música eletrônica, e que depois alimenta e conversa em uma apresentação com um instrumento composto, e realmente tocado, o que se promove o acústico.

E que influenciou diretamente a consolidação da música popular eletrônica, em seus diversos estilos.

No Brasil

No Brasil, a UNESP – Universidade do Estado de São Paulo, possui o maior laboratório de música eletroacústica da América Latina. Representado pelo compositor brasileiro, de reconhecimento internacional, e coordenador do laboratório e programa Flô Menezes (1962).

Educação Musical

Haverá preocupação com a a educação musical, em alguns autores como Béla Bartók (1881 – 1945), compositor, educador musical e pesquisador. Ou Zoltán Kódally (1882 – 1967), e que atuam no ideário Serial sustentado pelo atonalismo.

Vamos ampliar em um segundo momento essa publicação. Valerá a pena!

#VemProSouzaLima