História da Música Brasileira – Parte 1 de 3

história

Para consolidar a informação e apresentar um conhecimento aplicado, cobrindo importante lacuna da educação musical, o Souza Lima apresenta a série de infográficos da História da Música Brasileira.

A história da música no Brasil em uma visualização que aperfeiçoa a compreensão do estudante de música.

Os primórdios da formação musical, da colonização e atuação dos jesuítas na alfabetização e catequização dos nativos brasileiros, da vinda da corte de Dom João VI – que transformou o Brasil em centro do império de Portugal, ao desenvolvimento e surgimento do mercado fonográfico e seus principais personagens, até a formação do fazer musical brasileiro foram apresentados no História da Música Brasileira – Introdução. Já estudou este?

Na segunda publicação, parte 1, chegamos a formação empírica do choro; o movimento modernista com a semana de arte Moderna, a antropofagia; o samba, a era de ouro da rádio, do carnaval de rua ao regime militar de 1964.

Artistas e pensadores como Heitor Villa-Lobos, Guiomar Novaes e Mario de Andrade. Do canto de Baiano – o primeiro grande nome do mercado fonográfico brasileiro, à Noel Rosa. Do choro de Callado ainda no século XIX, para Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth. A fundação do fazer musical brasileiro por Pixinguinha, abrindo alas para Jacob do Bandolim e Waldir de Azevedo.

A história da música brasileira revisitada, e introduzindo conceitos de apropriação, assimilação, desenvolvimento de cultura, forma e instrumentação.

Do surgimento das escolas de samba ao mestre Luiz Gonzaga – o rei do baião, sanfoneiro e radialista. Que música mais agrada?

Atividade:

Estude ou apresente o infográfico realizando uma audição dos nomes que surgirem ao passar do tempo. Para que se conheça o fazer musical a fundo, torne isso rotina.

Agora já são duas partes publicadas, introdução – a música brasileira pré-fonográfica, e a primeira parte do advento do Mercado Fonográfico Brasileiro.

Acompanhe aqui mesmo, em nosso blog! Ainda por aqui serão postadas as duas partes faltantes.

Vamos em frente! O conhecimento é um caminho sem volta.

Publicado originalmente em 6 de janeiro de 2018, ampliado e revisado em 15 de janeiro de 2020.

SHARE
Previous articleQuero Ser Músico Arranjador
Next articleQuero ser Músico! Copista? Arquivista?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto e Lençóis Paulistas. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular (extensivo e semi-intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas como assistente de direção, e ainda é diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponível no Spotify, Deezer e iTunes Music.