Hemíola na abertura de The Walking Dead?

joão marcondes

Hemíola é o nome de uma zumbi vítima antropológica ou antropofágica de TWD? Não!

Hemíola é um termo que designa uma espécie de sobreposição métrica cuja pulsação ternária recebe um fraseado de origem binária na proposição do pulso constante. A cada dois compassos ternários – totalizando seis tempos, se estabelece uma sobreposição sequencial proporcional de pulsos binários.

Observe a partitura auxiliar o pulso ternário, acima em situação de hemíola.

joão marcondes

Consegue perceber algo diferente na abertura de The Walking Dead?

Há uma sobreposição na trilha de abertura de Walking Dead onde a métrica quaternária coexiste com uma sensação dada pela primeira subdivisão.

Vamos avaliar?

Primeiramente localize a pulsação central. Observe no vídeo por volta de trinta segundos o regente do agrupamento de cordas estabelecendo a métrica quaternária.

Internamente, no entanto, há uma pulsação articulada nas frases melódicas em contagem de subdivisão 3, 3 e 2 – ternária, ternária e binária.

Agora reveja o vídeo e observe a arcada do violino marcando o pulso sobreposto, em movimento para fora do corpo nos violoncelos e para dentro nos violinos e violas.

Observe na partitura:

Procure contar a pulsação sobreposta na subdivisão – um dois três, um dois três, um dois.

Um grande ostinato!

Poderia então afirmar que se trata de uma hemíola?

Sim. Apurando a definição da terminologia, se há uma segunda sensação métrica desenvolvida na obra estabelecemos a hemíola. Mesmo que embora tradicionalmente a terminologia designe a percepção binária sobreposta ao pulso ternário, ou em combinação proporcional.

Por exemplo: em três compassos quaternários, que totalizam doze pulsos constantes, receber quatro combinações ternárias. Proporção perfeita e em unidades de tempo.

No caso da abertura de The Walking Dead há dois conjuntos ternários em primeira subdivisão, e um conjunto binário também em primeira subdivisão.

Também usufruímos do termo sobreposição métrica – que condiz ou complementa as variações cabíveis e encontradas para as subdivisões. É um elemento típico do jazz, fusion, e até mesmo da música brasileira popular. Por vezes sequer notamos.

Ocorre que o padrão de repetição atenta a nossa percepção, compreendemos, e nos habituamos. Um leigo consegue perceber essa dinâmica de sobreposição, que suscita curiosidade por se tratar de uma série de suspense – a introdução instiga, obra do jovem compositor norte-americano Bear McCreary.

Assim hemíola é uma sobreposição métrica primária, realizada apenas com pulsos que atingem proporcionalidade. A sobreposição métrica combina diversas formas – relacionadas a subdivisão – primeira, segunda e até terceira, e outras sensações alongadas relacionadas as quiálteras.

Reflita sobre essa fantástica abertura, e renove a forma de ouvir música.

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João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto e Lençóis Paulistas. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular (extensivo e semi-intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas como assistente de direção, e ainda é diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponível no Spotify, Deezer e iTunes Music.