13 jan Flauta doce é um instrumento de musicalização?
Flauta doce é um instrumento de musicalização?
Não! Essa espécie de flauta, aerofone da família das madeiras, é um instrumento muito importante para a história da música.
Primeiramente é importante definir o que é um instrumento de musicalização! Um instrumento com perfil de musicalização são todos aqueles que surgiram para cumprir uma demanda pedagógica. Como um Kantele, por exemplo, típico da pedagogia Waldorf.
O Kantele é um instrumento típico da antroposofia, sistema educacional que envolve todas as ações do desenvolvimento da criança e do adolescente, e que contempla a música.
A Flauta Doce, como a conhecemos, ou flauta de bisel ou flauta inglesa, embora muitíssimo usado em classes de música, trata-se de um instrumento possuidor de amplo repertório.
A flauta doce ainda é possuidora de uma família de flautas: flauta soprano – a que visualmente mais conhecemos, a flauta contralto, a flauta tenor e a flauta baixo. Respectivamente da mais aguda para a mais grave.
Um instrumento como esse possui referência estética, tratados de técnica, livros de desenvolvimento perante a música antiga – barroca e até renascentista. No período clássico, embora haja ainda algum repertório, o instrumento caiu em desuso perante o desenvolvimento de novas obras pelos compositores. E só!
O século XVIII encolheu a flauta doce, talvez pelo advento da coirmã flauta transversal; mas foi revitalizado no século XX como um instrumento costumeiro de ação pedagógica – principalmente para o desenvolvimento da coordenação motora fina, responsável pelas pequenas articulações.
Mas um instrumento que tem obras compostas por Purcel, Bach e Haendel, entre outros, não pode ser considerado um simples instrumento de musicalização. Deve-se lograr toda sua verve perante a história da música.
A flauta doce segue uma toada importante para as práticas musicais educativas, principalmente pelo fácil acesso ao instrumento dado o valor e pequeno investimento. Vamos conhecer a história, e falas de música a vera, sempre!
Até já!
Na Pós-graduação em Educação Musical, da Faculdade Souza Lima, em um módulo aprendemos a flauta doce!