09 dez Faz sentido ouvir trilha sonora?
Faz sentido ouvir trilha sonora?
Orra! Faz muito sentido! Trilha sonora é música de fato! E uma música que se estabelece como programática pode carregar tudo que apreciamos em música pura. Faz sentido ouvir trilha sonora.
Com a qualidade do que se produz de música nos dias de hoje, ouvir uma boa trilha sonora faz tanto sentido do que ouvir a mais importante vanguarda. Os músicos estão onde há trabalho.
Não consigo ver um compositor de trilhas sonoras atuante em Los Angeles menor que um professor de composição de uma universidade. Embora alguns docentes universitários se enxerguem maiores, alguns pateticamente.
A música é colaborativa de outras artes e mesmo tendo em dado momento se emancipado, corriqueiramente andar junto não diminui o valor de sua organização.
As universidades recebem anualmente estudantes que tiveram o chamar da música nas trilhas sonoras dos filmes, séries, e nos dias de hoje, até dos games. Isso precisa ser registrado e valorizado.
Eu presenciei o coordenador do núcleo de composição de uma importante universidade paulista diminuir os compositores de trilha, e o pior, diminuir os alunos que se interessavam em compor trilha sonora no futuro de suas carreiras.
Um educador não faz escolhas para outrem e muito menos diminui sonhos. A responsabilidade de um educador é fornecer as ferramentas para que o estudante atinja seus objetivos. Esse é meu lema e meu desafio diário. Sou feliz observando a realização dos estudantes.
E confesso que eu adoro trilha sonora. Me apaixonei pela trilha do Senhor dos Anéis no fim da minha adolescência. Amei Tchaikovsky por um espaço impressionante de tempo, entre meus compositores favoritos.
O que é interessante é que esses professores não criticam um Stravinsky, que também se dedicou de maneira importante para as trilhas sonoras, mas um Tchaikovsky parecem considerar justo crucifica-lo – algo que também assisti do mesmo coordenador antes citado. Um intelectual deformado, que não pensa, fato.
Ame a trilha sonora. Ame o que lhe faz feliz. Esse é o ponto: que os de cotovelo dolorido durmam de bruços! Faz sentido ouvir trilha sonora!