Existe uma quinta tríade musical?

Existe uma quinta tríade musical?

Existe uma quinta tríade musical?

No princípio dos estudos dos acordes, da prática harmônica, conhecemos quatro espécies de tríade. Maior, menor, diminuta – compostas em escalas maiores, e a tríade aumentada composta na escala menor harmônica e melódica. Não existe até aqui uma quinta tríade musical.

A existência das tríades na forma que ensino está associada as práticas musicais. Posso então afirmar que existem três tríades de aplicação contínua – a tríade maior, a tríade menor e a tríade aumentada. Essa aplicação a que me refiro é direta, ou seja, a tríade como conjunto independente.

Aqui então já levantamos a existência da tríade diminuta nos dias de hoje. Normalmente a tríade diminuta, que foi amplamente usada na música renascentista, barroca e clássica, para a música popular – onde nasceu essa hipotética quinta tríade, tem utilização nula nos dias de hoje. Não se utiliza tríade diminuta e quanto ela está presente está composta com uma sétima menor ou sétima diminuta, sujeitando seu caráter a tétrade.

Ocorre que um determinado livro de harmonia que estudei a cerca de 15 anos propõe essa quinta tríade, ignorando até mesmo o argumento que propus do parágrafo anterior: A tríade como um conjunto que existe independente de sua sétima.

Essa hipotética quinta tríade teria terça maior e quinta diminuta. Na música popular brasileira particularmente desconheço a ocorrência dessa tríade isoladamente. E se composta com uma tétrade trata-se na verdade da substituição de uma nota de estrutura por uma extensão, sendo em um acorde maior ou com sétima maior ou com sétima menor.

  • Um acorde maior com sétima maior com a décima primeira aumentada como extensão.
  • Um acorde maior com sétima menor com a décima primeira aumentada como extensão.

Com certeza essa teoria da quinta tríade foi criada por um instrumentista das cordas – guitarrista ou violonista, ignorando que a tríade precisa ter existência prévia desassociada de sétima.

A quinta justa de todo modo é onipresente por ser primeiro harmônico de um som fundamental. Mesmo que a teoria tente descartar na prática o harmônico continua existindo. E a décima primeira aumentada é enarmônica da quinta diminuta.

Viu no instrumento disposto dentro do plano de uma oitava e considerou mudar a nomenclatura de décima primeira aumentada para quinta diminuta. Algo importante como fio da meada no estudo da harmonia está em independente da altura que a nota esteja ela preserva sua função perante o conjunto.

Mas existe uma quinta tríade musical?

Não, são apenas quatro tríades. Sustentar a tríade diminuta já está complicado para a música popular.

Simples assim, a teoria deve explicar a prática, se não há prática com a quinta tríade não há teoria, então não existe a quinta tríade. Trata-se de um erro de interpretação e de nomenclatura.

#VemProSouzaLima