Existe uma forma fácil de aprender escalas?

Existe uma forma fácil de aprender escalas?

Existe uma forma fácil de aprender escalas?

Os guitarristas valorizam muito o estudo das escalas. Alguns antes mesmo de aprender uma já sabem digitar dezenas e dezenas de formas para as escalas. Aí está um ponto interessante, como saber digitar não necessariamente faz música, para que se dedicar a algo sem compreender sua função?

É como aprender todos os acordes maiores em uma aula. Ou todos os acordes menores. Pode até haver uma música que tenha todos os acordes maiores, mas não é 0.01% da música produzida no mundo desde que se passou a registrar de alguma maneira os sons, seja por tablatura antiga seja por partitura.

Na minha opinião, e pela forma que atuo lecionando para estudantes de guitarra, a forma mais fácil de aprender escalas é contextualizando-as. Se há contexto, haverá vontade.

Imagine aprender uma frase em um idioma, sem que você saiba o que significa, sem que você saiba onde poderia utiliza-la, simples aprende a falar fluentemente aquele padrão. Você tem o padrão, mas sem contexto ele não tem significado.

Voltando as escalas então se você tem o contexto assimilado, poderá transferir a informação para outra situação que lhe parece similar. Será uma ação prazerosa inclusive.

Mas existe outra opção?

Sim, existe. E se o momento é introduzir as escalas sugiro fazer por conjuntos. Uma escala é um conjunto. O conjunto de dó maior possui sete sons naturais. O conjunto de sol maior possui seis sons naturais e um sustenido, fá sustenido. Assim sucessivamente.

Para tal aconselho o estudo primeiro por cordas, a seguir por duas cordas, depois por três, assim sucessivamente.

E para finalizar, cada conjunto posto na estrutura completa do violão ou da guitarra, estudar de maneira a incluir ritmos que façam com a escala, que não é música, que é apenas uma forma de organizar os sons, constitua sentido musical.

Valeu caro leitor! Sua dúvida enriqueceu ainda mais o BLOG Souza Lima

Até Já!

#VemProSouzaLima