Então não é preciso estudar harmonia?

Então não é preciso estudar harmonia?

Então não é preciso estudar harmonia?

Não sejamos literais.

A pergunta sugestiva de um leitor, traz uma resposta clara: É fundamental estudar harmonia. Mas estudar harmonia de maneira inteligente parece não apenas razoável, mas fundamental.

Essa pergunta deve ser armadilha de algum mal feitor, que sai da sala de aula para incomodar o trabalho dos outros anonimamente.

E aqui eu falo por mim, João Marcondes, compositor e pesquisador da educação musical. Que possui número expressivo de cursos aprovados, alunos formados, livros, e obras musicais.

Eu ensino a partir de uma teoria que observa a influência da harmonia perante a escuta. Esse é o ponto, depois de muito refletir considerei esse o melhor caminho para o ensino da harmonia, ou de sua aplicação.

Estou escrevendo um livro intitulado “Densidade Harmônica” – que reflete justamente sobre isso, como os argumentos ainda estão sendo estruturados prefiro guarda-los para o momento certo.

Lembre: estude harmonia, mas fuja do ranço de quem entende apenas uma teoria da harmonia e sequer sabe utilizar em seu trabalho, se é que existe um trabalho, o que se ensina como dogma. E estude a harmonia como um valor positivo, interdisciplinar que contribui para muito do que estudamos em música.

Trata-se então de uma questão de abordagem.

Avalie o formato, a formação, e procure algo que faça sentido para você. Se aquela abordagem tradicional faz sentido pra você, seja feliz.

#VemProSouzaLima