16 maio É seguro comprar equipamentos musicais sem nota fiscal?
É seguro comprar equipamentos musicais sem nota fiscal?
Começa por ser ilegal. Mas veja que estou renovando o equipamento do meu estúdio de gravação e o susto foi imenso na feitura dos orçamentos.
Um equipamento que na mão de um lojista nos Estado Unidos sai por três mil reais, algo em torno de 500 dólares, ou um terço de um salário-mínimo nos EUA, aqui no Brasil é vendido por sete mil reais. Ou seja, cinco vezes e meia um salário-mínimo.
Como ser músico nessas condições?
Estamos ainda em meio a uma pandemia, que ameaça novamente cercear nossas atividades, e abandonado pelo estado, enfrentamos uma situação muitíssimo adversa. E na própria atividade que precisamos investir para nos colocar no mercado de maneira competitiva, os valores para aquisição de um equipamento são inatingíveis para a maioria dos profissionais.
Não é seguro comprar equipamentos musicais sem nota fiscal. Atualmente as pouquíssimas assistências técnicas especializadas tem se negado a atender clientes com produtos sem nota fiscal de origem nacional. Ou seja, comprou muamba, deu problema, o problema é seu.
Essa muamba que as vezes é a possibilidade de adquirir o equipamento se torna um risco, mesmo que tenha sido você a comprar em outro país.
Comprado em outro país o equipamento para ser atendido caso problema, tem que ter recolhido impostos, e autenticado a entrada, do contrário a assistência também se nega a atender. Que fase!
Ou seja, comprou legal, tem nota de outro país, mas não declarou e recolheu os cerca de 60% de imposto no ingresso, dançou. Pode acabar ficando com um equipamento novo e ocioso em casa. É uma verdadeira sinuca de bico.
Recolhendo os 60%, e comprando fora, o valor fica novamente inacessível. Triste momento da história de nosso país para a classe dos músicos.
#VemProSouzaLima
Aqui também temos loja!