É preciso saber fazer para dar aula de música?

É preciso saber fazer para dar aula de música?

É preciso saber fazer para dar aula de música?

É preciso saber fazer para dar aula de música ou basta a teoria? Legal demais a pergunta do leitor, uma pergunta capiciosa.

Vamos pensar em um professor de prática de instrumento musical que somente teoriza, passa longe de saber tocar. Infelizmente sua prática letiva pode caminhar pela questão estética, e levando em conta que música se aprende tanto pela abordagem oral quanto escrita, fará falta a falta de prática.

A abordagem oral significa ver, ouvir, observar, outra pessoa tocando. Aprendemos assim. A escrita, teórica, é aquele decodifica sem referência imediata.

Um professor de harmonia, bem capenga, que tive se declarava compositor. Certa aula ele foi arguido de sua obra. Que a apresentasse. Falhou, disse que tinha esboços, e já se vão vinte anos que o conheço e nada publicou.

E segue enganando seus estudantes sobre uma hipotética experiência que conserva. Suas classes são conglomerados de estudos confusos sobre harmonia tradicional e contraponto, e que ao observar, pelo resultado que se tem em mais de vinte anos que acompanho o trabalho, nada a declarar.

Seus alunos, poucos que terminam o programa é verdade, passam longe de finalizar seu programa – compositores com um mínimo de portfólio a demonstrar então? Não.

Então é preciso ser empreendedor para dar curso de empreendedorismo em música, ser compositor de fato, ou arranjador, para formar compositores ou arranjadores, ser produtor para formar produtores, ser bom instrumentista para lecionar de maneira completa um instrumento. Minha opinião.

#VemProSouzaLima