É importante estudar harmonia? – Resposta Rápida

É importante estudar harmonia? – Resposta Rápida

É importante estudar harmonia? – Resposta Rápida

Muito importante. Apenas não é o mais importante.

Estudar harmonia e negligenciar as demais áreas, forma um tipo de músico bem desagradável. Aquele que  fala pelos cotovelos sobre regras e regramentos que sequer usa, ou sabe para que serve, desconhece aplicação e ainda menos consegue ouvir bem uma progressão harmônica.

Por trás sempre tem um músico frustrado que queria ser compositor, mas não soube como – claro, que também foi vítima de um mau ensino – é um efeito dominó, por assim dizer.

Priorize seu estudo com quem tem obra, com quem tem o que falar. Do contrário, não adianta reclamar. É fundamental estudar harmonia, sim, só que a minha sugestão é muito simples: priorize o solfejo melódico e estude harmonia de forma inteligente. Vai te fazer ouvir música melhor.

No técnico em produção, e composição e arranjo com ênfase em trilha sonora, ambos, estudamos Solfejo, por um método que escrevi, sobre dó móvel. Na faculdade Souza Lima utilizamos o método da Berklee, também de dó móvel, mas por outra perspectiva. Mas o importante, é que estamos estudando Solfejo, pense nisso.

Quer se desenvolver? Aqui é o lugar!

#VemProSouzaLima

Aqui está um ciclo imperativo sobre a formação musical, primeiro solfejo, depois todo o resto, e isso inclui harmonia.