É fundamental estudar harmonia tradicional e contraponto para ser compositor?

É fundamental estudar harmonia tradicional e contraponto para ser compositor?

É fundamental estudar harmonia tradicional e contraponto para ser compositor?

Sim, mas de outra forma.

Mas é claro que educadores desatualizados querem fazer crer que é tudo na sua vida.

Sim, um indivíduo, doutor em música, desses bem garbosos e ranhetas, em um almoço quis se indispor comigo ao questionar o motivo de eu não ensinar pelo livro de Arnold Schonberg, Harmonia Tradicional. Ou não gostar do livro, simplesmente.

Um dos argumentos do irrisório doutor foi que esse livro era um manual de aprendizagem para compositores. Me ative a explicar que estudei esse livro como aluno com mais de um docente, e lecionei também obrigado, seguindo a orientação em mais de uma oportunidade.

Fato, o resultado perante a composição desse livro é ínfimo, além de demoradíssimo apresenta uma leitura cansativa,  e nada induz para  a formação de um compositor. Sequer o autor tinha esse objetivo.

E para me ofender o tal doutor me comparou com uma pessoa, com intuito real de me atingir e se exibir para outros que estavam na mesa.

Então¹

Eu afirmei que havia metodologias mais instigantes tanto da harmonia quanto da composição e que conduziam o aluno para o conhecimento da composição de maneira mais instintiva ao associar-se com a percepção e escuta, do que no estudo de progressões harmônicas e movimento de vozes proposto no tal livro.

O bonachão metido a catedrático, debochou. Como é de seu caráter. Gosta de ironizar para fazer gracejos para outros acadêmicos igualmente patéticos.

Meu segundo argumento então foi assertivo, de que desconheço quem tenha se formado compositor exclusivamente através desse livro e de outro do mesmo autor que se refere ao contraponto.

Ele aí de maneira ainda mais agressiva disse que ele tinha se formado compositor com esse livro.

E desde então estava esperando a publicação de uma mísera obra do cidadão. Já faz seis ou sete anos. E nada aparecia. Até que… veio a obra do “jênio”. Piada.

Então!

Fuja das amarras daqueles que educam de maneira a alienar. Não existe uma única perspectiva para o ensino de tema tão relevante quando o estudo . A vida possui percursos que nos conduzem de maneira variada ao que almejamos. Invista em cursos que renovem seu espírito, que alimentem sua alma e te deixem instigado e feliz.

Esse cidadão infelizmente segue por aí falando bobagens, ensinando a mesma coisa de maneira patética. Infelizmente tem quem acredite em títulos acadêmicos em detrimento de um real trabalho profissional.

Eu tenho de música escrita cerca de vinte álbuns lançados. Pode ser fora do seu gosto, mas ao menos é algo que existe, não um delírio de um falso compositor. e péssimo educador. E na minha obra se percebe orquestração, acústica, melodia, contrastes.

Para ter alguma moral o indivíduo compra ouvintes e espaço em playlists. Que meiguice.

O cidadão ainda citou recentemente meu nome em sua aula em uma faculdade concorrente que o contratou, vai entender como. Sua afirmação disse que o BLOG não gostava dele.

É fundamental estudar harmonia tradicional e contraponto para ser compositor?

É parte integrante sim, mas passa longe de ser fundamental ou prioritário, ainda mais se for como objetivo introduzir o estudo e a prática da composição por esse caminho.

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