Duração na Partitura

Dura ação de realizar a grafia de uma partitura! Só que não! Duração é o segundo coeficiente físico pautado na história da música. Um coeficiente que atingiu grafia por relações matemáticas: Binárias principalmente, mas também ternárias.

As durações são grafadas em pauta comum as alturas. E que compostas as notas formam melodias das maiores realizações artísticas da arte dos sons.

Música que fixou lugar na história da humanidade através da escrita musical, e a seguir pelo registro sonoro, fonográfico! E ambos: Tão recentemente!

A música encontrou com o registro das durações fidelidade. E se a duração está  em uma figura que possui relação com uma outra que equivale ao dobro, ou se é a metade, ou uma figura de som que possui a mesma proporção de uma figura de silêncio, tudo faz sentido! Ou se parece para você tudo muito confuso, será tanto assim mesmo?

A duração possui uma simbologia com diretrizes perfeitas para o aprendizado e desenvolvimento do futuro músico profissional. Ou para o amante do fazer musical.

Visualidade e muita repetição! Esse é o segredo! A simplicidade da questão dar-se-á pela formidável viagem ao conhecimento.

E veja bem:

Quais elementos mais caberão em uma escrita musical? 

Os próximos infográficos trarão o elemento da intensidade e do timbre. E assim estarão encerrados os elementos do som da atividade glossário e partiremos para objetivos musicais. Àqueles que definem o fazer musical. Lembre que todo esse trabalho eleva e elucida as questões fundamentais da grafia. De forma acessível visualmente. De forma que se possa ler e reler. Conhecer de forma divertida.

Aprender a aprender faz parte da composição de nossas atividades! E contribuir com essa filosofia educacional é o que motiva a realização desse trabalho.

Leia com atenção as propostas do infográfico e aproveite. Cruze essas informações com outras seções do nosso trabalho, aqui no BLOG! Com certeza seu conhecimento musical será engrandecido com essa experiência!

Ainda há algumas questões da duração para esclarecer, mas essa explicação virá com exemplos em áudio e partitura que estão sendo produzidos, e nas próximas semanas farão parte do nosso blog. Aproveite!

Lembre que o conhecimento é um caminho sem volta!

SHARE
Previous articleDica #5 Equipamento
Next articleO que é Big-Band?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto e Lençóis Paulistas. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular (extensivo e semi-intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas como assistente de direção, e ainda é diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponível no Spotify, Deezer e iTunes Music.