Do que é composta a música fonográfica?

Do que é composta a música fonográfica?

Do que é composta a música fonográfica?

A música fonográfica respeita a prática homofônica. A homofonia consolidou-se como prática musical no final do período barroco, início do período clássico.

Antecipadamente, o conceito de homofonia é muito simples, e trata-se do mesmo modo que de uma forma de se ouvir música quanto de uma forma de se compor ou produzir e arranjar.

Uma prática homofônica consolida-se na percepção em camadas. E a essa forma de escuta, dá-se o nome de Teoria das Camadas – autores variados já trataram o assunto.

O ouvinte percebe uma primeira camada proposta que tratamos ao criar como protagonista. Ao mesmo passo que a escuta demonstra ao ouvinte uma segunda camada, que chamamos de antagonista.

Há na percepção ainda um elemento que se arrasta continuamente, e que as vezes na escuta deixamos de percebê-lo, chamado terceira camada, ou contínuo.

Quarto elemento, ou quarto mosqueteiro

Havendo também um quarto elemento, cuja nomenclatura aplicada é efeito. Não é uma nova camada, mas é algo que atrai a escuta do ouvinte ocasionalmente.

Antecipo que são esses os elementos presentes em uma produção fonográfica. É possível usar todos, ou descartar um e outro. Complexo raciocínio, e difícil crer a priori que possa haver uma música sem primeira camada, mas há.

Dia desses falamos de novo sobre isso! Com a experiência de quem produziu mais de quinhentos fonogramas para diferentes álbuns e projetos musicais.

#VemProSouzaLima