Dica #4 Processo Docente

Dica #4 Processo Docente

Quando estudamos um instrumento atingimos imersão em sua composição estilística, técnica e simbólica. Falamos e ouvimos suas referências. E participamos de um processo pleno de formação. Atenção ao que foi ensinado no processo docente, podemos em algum momento nos dedicar ao ensino de nosso instrumento.

Lecionar é uma atividade importante ao músico contemporâneo .

Músicos de orquestra, músicos de áreas da improvisação, de estúdio, habitualmente lecionam. Primeiro pela possibilidade de dividir os conhecimentos assimilados. Segundo por questões financeiras.

Lecionar é uma atividade que gera renda considerável. Embora necessite de certas preparações, infelizmente muitos músicos mergulham na área sem qualquer preparo, o que é grave e de certa forma mal intencionado.

As aulas podem ser de prática particular, de um conservatório ou escola de música, ou para um grau adiante em uma faculdade.

A dica é: prevendo que você poderá lecionar esteja atento aos processos de aprendizado.

Você passará por uma série deles. Assim verifique e reflita os que foram bem sucedidos, avalie porque outros não foram, e para que um dia você possa se espelhar em sua prática docente para uma vivência profissional.

Claro, o ideal é no futuro se especializar em ensino por uma licenciatura, ou pedagogia, e até mesmo em cursos sequenciais a graduação em música. Mas se aderimos a essa ideia previamente podemos avançar a essa questão agora, no momento em que você está, e que vai auxiliar no futuro.

Um Músico normalmente atua em mais de uma área. E essa diversificação é muito bem-vinda.

Conhece as áreas de atuação do músico? Leia a série quero ser músico.

Retomando o processo docente, quanto mais houver reflexão mais você aprenderá sobre seu desenvolvimento. Aprender a aprender. Aprender a estudar. Aprender quanto ao processo, objetivo, e realização.

Vale o investimento em tempo. Em algum momento fará grande diferença em sua carreira de músico profissional.

SHARE
Previous articleO que é altura em música?
Next articleComo escrever uma partitura quanto a duração – parte 2
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto e Lençóis Paulistas. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular (extensivo e semi-intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas como assistente de direção, e ainda é diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponível no Spotify, Deezer e iTunes Music.