Dica #4 Processo Docente

processo docente

Quando estudamos um instrumento imergimos em sua composição estilística, técnica e simbólica. Falamos e ouvimos suas referências quando participamos de um processo pleno de formação. Atenção ao que foi ensinado em sua formação, podemos em algum momento nos dedicar ao ensino de nosso instrumento em um processo docente.

Lecionar é uma atividade importante ao músico contemporâneo .

Músicos de orquestra, músicos de áreas da improvisação, de estúdio, também lecionam. Primeiro pela possibilidade de dividir os conhecimentos assimilados e segundo por questões financeiras, composição de renda.

Lecionar é uma atividade que gera renda considerável. Embora necessite de certas preparações, muitos músicos mergulham na área sem qualquer preparo, o que é muito grave.

As aulas podem ser de prática particular, de um Conservatório ou escola de música, no ensino regular ou para um grau adiante em uma faculdade.

Prevendo que você poderá lecionar esteja atento aos processos do seu aprendizado.

Você passará por uma série deles, é fato. Assim verifique e reflita os que foram bem sucedidos, avalie porque alguns processos não foram. Tudo para que um dia você possa se espelhar em sua prática docente em uma situação profissional.

Claro, o ideal é no futuro se especializar em ensino por uma licenciatura, ou pedagogia, e até mesmo em cursos sequenciais, como uma pós-graduação em música. Mas se aderimos a essa ideia previamente podemos avançar a essa questão agora, no momento em que você está, e que vai auxiliar no futuro.

No Souza Lima temos Pós-Graduação em Educação Musical! Saiba mais!

Um Músico normalmente atua em mais de uma área. E essa diversificação é muito bem-vinda.

Conhece as áreas de atuação do músico? Leia a série quero ser músico.

Retomando o processo docente, quanto mais houver reflexão ainda mais você aprenderá sobre seu desenvolvimento. Aprender a aprender, tanto quanto aprender a estudar. O processo de aprendizagem é o objetivo constituído para ser uma realidade no mercado de trabalho.

Vale o investimento já que em algum momento fará grande diferença em sua carreira profissional.

#VemProSouzaLima

Publicado em 7 de fevereiro de 2018, ampliado e revisado em 23 de janeiro de 2020.

SHARE
Previous articleQuero ser maestro (regente)
Next articleComo escrever uma partitura quanto a duração? Parte 2
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville e Ribeirão Preto. Também é idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes também atua na instituição em tarefas administrativas, é assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. É autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music.