Dica #12 – Planejamento

dica 12

Quanto tempo demora para estabelecer uma carreira como músico profissional? A resposta começa com planejamento.

A pergunta deve ser precedida por um meticuloso planejamento, estabelecido por algumas questões.

Quanto tempo vou investir na área ou áreas que escolhi?

Quanto vou investir em pesquisa e programas de especialização? Cursos livres também compõem a perspectiva.

Quanto vou investir em divulgação?

Qual o objetivo final?

O primeiro passo do planejamento é estabelecer um período médio.

Defina algo entre 5 e 7 anos, em estágios de promoção e metas financeiras, invista entre cinco e dez por cento do que recebe em remuneração na consolidação da sua marca. Pouco e progressivo traz resultado.

Realize nesse período pré-estabelecido em formação continuada, algo que amplie as frentes e articule seu trabalho com outros profissionais atuantes.

Avalie ano a ano os objetivos que foram atingidos, e os que não foram. Reflita o motivo de não terem sido atingidos. Reveja e consolide o que se perdeu adaptando pontualmente o planejamento.

Lembre que uma meta anual é algo palpável e uma carreira se consolida ao médio prazo programado. Aí está a resposta para a questão inicial.

Uma carreira é estabelecida em um prazo médio entre 5 e 7 anos.

 

Mesmo que você surja como um instrumentista fenomenal, por exemplo, apenas o tempo e a obra protagonizada levarão ao reconhecimento esperado. Muitos músicos prodigiosos ficam pelo caminho por uma gestão de carreira precária.

Manter-se ativo. Manter-se renovado. Atento as variações do mercado, ciente dos propósitos e objetivos vigentes no planejamento prévio.

A letra do samba “Deixa a vida me levar” infelizmente não condiz com árduo trabalho de consolidar uma carreira como músico profissional.

Seguimos aprendendo e avaliando a carreira do músico profissional. Já conhece as demais dicas? Avalie. Leia e comente. Se houver dúvidas envie um email para joao.marcondes@souzalima.com.br

Vamos ampliar as possibilidades e organização para sua carreira como músico profissional?

SHARE
Previous articleO que é fonograma?
Next articleE a trilha da série The Walking Dead?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto e Lençóis Paulistas. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular (extensivo e semi-intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas como assistente de direção, e ainda é diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponível no Spotify, Deezer e iTunes Music.