De onde é cada ritmo brasileiro?

De onde é cada ritmo ou gênero brasileiro? O samba!

O Brasil tem vinte e seis estados e o distrito federal com nossa capital Brasília. No Mapa do Brasil Musical você já se perguntou de onde veio cada gênero brasileiro? Afinal, o Brasil tem dimensões continentais e seus gêneros podem ser urbanos ou rurais.

Gêneros Urbanos e Rurais?

Samba

O surgimento do samba como o conhecemos ocorreu na região sudeste. Mais precisamente nos encontros musicais na periferia da cidade do Rio de Janeiro.

Para conhecer o samba me refiro que tal começar ouvindo Paulinho da Viola, Silas de Oliveira, Nelson Cavaquinho e Cartola?

Sotaques

O samba tem sotaques variados, e vale lembrar que existe um gênero primitivo anterior ao que hoje conhecemos como samba, originário do estado da Bahia, nordeste do Brasil, conhecido como samba de roda. O samba de roda é o embrião do samba urbano. Podendo então assumir uma posição que o samba de roda se trata de um gênero rural.

Rural compreendendo que se desenvolve pela oralidade, enquanto urbano que transita por mecanismo fonográficos, e radio-televisivos.

Ouça Riachão, Batatinha e Panela.

O samba paulista, urbano, porque também há o batuque de Pirapora, chamado por aqui de samba rural; além de possuir outro imaginário, possui um sotaque melódico diferenciado. Provavelmente devido à influência da imigração italiana no estado.

Ouça: Adoniran Barbosa, Eduardo Gudin e Paulo Vanzolini.

Para conhecer samba-rural, que tal ouvir Geraldo Filme e parte do que criou Oswaldinho da Cuíca?

Até aqui o BPM oscila entre 55 a 140.

Bossa-nova é samba!

A bossa-nova nasce como um estilo do gênero samba. Surgida no Rio de Janeiro, em um estrato social de classe média alta para classe alta. De certa forma, uma reinvenção do samba na forma de tratar os temas da orla marítima, quanto ao texto, e de tratar a música como algo menos elaborado melodicamente e mais elaborado quanto a harmonia, a bossa-nova usufrui quase que exclusivamente do samba.

Pense que o primeiro sucesso Chega de Saudade – de Tom e Vinícius, nada mais é que um samba-choro, com um texto modernoso.

Vale ressaltar que o grande nome da bossa-nova, João Gilberto, que reinventou o samba na linguagem interpretativa seja vocal ou instrumental – ao violão, seja baiano e de origem mais humilde que Nara Leão, e outros nomes iniciais do que conhecemos como bossa-nova.

Ouça: Carlos Lyra, Roberto Menescal, João Gilberto.

A bossa-nova normalmente se produz entre 55 a 90 bpm.

O baião

No Mapa do Brasil Musical, o Baião é na verdade uma variação de um gênero rural conhecido como coco – um gênero improvisado do norte da Bahia a Pernambuco, no nordeste do Brasil. Recebeu o nome de Baião em homenagem à canção homônima de Luiz Gonzaga.

Ouça: Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Elba Ramalho.

BPM: 90 a 130

O frevo

Gênero de Pernambuco, estado do nordeste do Brasil. Em ritmo acelerado, enquanto baião e samba são gêneros binários, o frevo é quaternário. Frevo vem da derivação do verbo ferver.

Ouça: Spok. Capipa.

BPM: 160 a 200

O maracatu

Gênero rural também pernambucano, no nordeste brasileiro. Andar moderado, quaternário. Namoro.

Ouça: Gold Star.

BPM: 70 e 90

Vamos lá, ainda tem muito mais!

Vamos nessa!

 

 

SHARE
Previous articleDá para fazer prática de bandas a distância?
Next articleDe onde vem o violão de 7 cordas?
Primeiro me segue no instagram: joaomarcondesoficial! Eu sou o Professor João Marcondes! Sou coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Também coordeno programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. E coordeno as unidades Moema e Alphaville desde 2010. Também atuo na instituição em tarefas administrativas, como assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. Sou autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Meus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. Sou educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. É diretor e fundador da gravadora BAC Discos! www.bacdiscos.com/ Segue no instagram; https://www.instagram.com/joaomarcondesoficial/