Dá para fazer prática de bandas a distância?

Dá para fazer prática de bandas a distância?

Dá para fazer prática de bandas a distância?

Evidentemente não. Dá para realizar outras atividades musicais que incentivam e valorizam o que é tocar em conjunto, mas é impossível experienciar as ações do instrumentista em uma prática de bandas a distância.

O ensino a distância pode ter saídas ainda mais em um momento de pandemia. Mas depende da boa vontade e dedicação da coordenação pedagógica e ainda mais do professorado.

A experiência a distância pode ser traumática, mas se tratada com cuidados pode ser muito relevante.

A educação a distância em tempos de pandemia até tem demonstrado que alguns conteúdos deveriam ser tratados a distância sem traumas, com resultados até melhores.

Boas experiências no ensino EAD?

Eu mesmo em um programa de curso livre chamado Composição Instrumental – destinado para músicos instrumentistas e arranjadores, para compor música para orquestra sinfônica e grupos camerísticos, venho tendo resultados importantes.

Ao mesmo passo que aprovei um programa de especialização Técnica em Improvisação e considerei decidindo não inicia-lo em meio a pandemia. Basicamente por considerar que a experiência mais rica do programa é tocar junto.

O que não deveria ocorrer é uma faculdade de música dar qualquer coisa como se fosse prática de banda. As perdas na formação dos estudantes são irremediáveis.

Dá pra fazer muita coisa que contribua com a formação do instrumentista, mas depende de boa vontade e até de boa-fé.

Enrolar aluno é feio demais.

#VemProSouzaLima