Cursos de Música

joão marcondes

São muitos caminhos para se aprender música. E para o público, embora leigo, pode-se reconhecer as razões que o trazem a uma escola de reconhecimento internacional e que oferece cursos de música variados.

O Souza Lima divide seus alunos em quatro ramificações de aprendizagem:

  • Formação Cultural

São os alunos (ou pais de aluno) que procuram fornecer aos seus filhos formação. Àquela que não possui objetivo profissional, que valoriza a aprendizagem musical como atributo do desenvolvimento cognitivo ao alicerce da formação cultural humana.

O Souza Lima oferece nos cursos livres de instrumento e musicalização como formação cultural.

  • Realização Pessoal

São alunos de outras áreas do conhecimento humano, profissionais ativos ou aposentados, e que procuram a música como realização. Cientes do que a música fornece para humanidade, dedicam-se aos estudos como divertimento, na procura de algo que ficou para trás ou de um recomeço.

Hobby? Sim, com certeza.

O Souza Lima oferece nos cursos livres de instrumento e musicalização como realização pessoal. Mas um aluno com esse perfil pode querer um pouco mais em um curso técnico.

  • Profissionalização

O Souza Lima é conhecido por fornecer profissionais capacitados ao mercado de trabalho. Do curso técnico, preparatório para vestibular à faculdade nacional e internacional (que transfere créditos para a Berklee).

A instituição oferece cursos para a profissionalização.

Curso Técnico (com ingresso anual entre novembro e janeiro), Faculdade (com vestibular em novembro, e segunda chamada em janeiro).  O Preparatório para Vestibular recebe alunos em duas épocas (extensivo iniciando em fevereiro ou março, e semi-intensivo iniciando em junho).

Há também no Souza Lima Cursos livres pontuais, encontros e simpósios que fortalecem a aprendizagem, e que contribuem com a profissionalização. Como no curso de áudio Cubase ou o programa CD-Áudio.

  • Aperfeiçoamento Profissional

O aperfeiçoamento profissional está na Pós-graduação Souza Lima em Música Popular, e em cursos livres que se oferece aprendizagem de questões pontuais. Para um pianista erudito, a música popular, ou a improvisação. Ou a composição, para um formado em instrumento.

Há também extensões universitárias. Encontros. Workshops. Congressos, como o CLAEM – que organizado pela instituição, reúne 16 países latino-americanos, Itália e EUA.

Ajudou?

A publicação “Cursos de música” foi uma solicitação de nossos leitores.

SHARE
Previous articleUma breve história do Bandolim
Next articleAs características do Guitarrista
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto e Lençóis Paulistas. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular (extensivo e semi-intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas como assistente de direção, e ainda é diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponível no Spotify, Deezer e iTunes Music.