Composição Musical: Transposição e Espelho

joão marcondes

A composição musical foi estabelecida na humanidade através de valores intuitivos, mas se desenvolveu através de um contínuo de reflexões e ações técnicas.

Mozart em uma de suas célebres frases afirmou: “É um erro pensar que a prática da minha arte se tornou fácil para mim… Ninguém se dedicou tanto a aprender o estudo da composição como eu.”

A composição se estabelece por estudo.

Trata-se de um compositor célebre, que possui técnica e ação perfeitas, ao fazer composicional. Quanto a forma. Harmonia. Instrumentação.

O juízo de gosto está de lado. Aprecie:

Vamos aprender nessa publicação: O que é transposição? E a diferença entre transposição real e diatônica? Também vamos falar sobre as estratégias espelhares – do espelho retrógrado, inverso e retrógrado inverso. Estratégias do estudo da composição para o desenvolvimento melódico.

Pronto para ampliar suas técnicas de ação como compositor?

joão marcondes

SHARE
Previous articleComo um músico deve ser?
Next articleQuero ser Músico Entrevista: Wagner Barbosa
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville e Ribeirão Preto. Também é idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes também atua na instituição em tarefas administrativas, é assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. É autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music.