Como se deve tocar pela primeira vez uma música?

tocar pela primeira vez uma música

Como se deve tocar pela primeira vez uma música?

Ponto para a pergunta do leitor, e como testemunho, eu posso pedir comentários de diversos alunos sobre o tema, já que discuto isso todos os dias. E já adianto que de fato é fundamental compreender como devemos tocar pela primeira vez uma música.

Nosso cérebro compreende movimento certo e movimento errado exatamente da mesma maneira. Ou seja, se tocamos uma música de qualquer jeito na primeira oportunidade corremos o risco de gerar sinapses contendo erros.

As sinapses não distinguem o que é certo e o que é errado, simplesmente gravam. Daí fica o estudante tocando em andamento real em sua primeira vez com a música, errando e errando, e as sinapses ocorrendo, o cérebro aprendendo erros. Pronto.

É difícil ter paciência e tocar uma peça em andamento que garanta apenas acertos para o momento das primeiras sinapses, mas é dessa forma que se deve tocar pela primeira vez uma música.

EXEMPLO

Um aluno de violão erudito, em sala, errava pequenos detalhes sempre, não desenvolvia bem o processo de leitura. E chamei sua atenção para essa virada de aprendizagem, saindo do senso comum que todo mundo erra, aprendendo a aprender.

Tocamos em uma aula uma peça de sete páginas lentamente, algo que duraria dez minutos, levou no andamento que tocamos uma hora e meia. E propus que ao longo da semana ele repetisse o processo prometendo que levaria cada vez menos tempo. E ele o fez.

Na próxima música já levou menos tempo para aprender, e ler, e assim o estudo do instrumento segue. De antemão é preciso muita paciência. Todavia melhor aprender com o acerto do que com o erro, ao menos enquanto não houver um botão de apagar para as informações neurais.

A vida é muito mais interessante assim. É simplesmente divino aprender com controle.

 

SHARE
Previous articleO que é tablatura?
Next articleO que são sílabas de solfejo de altura?
Primeiro me segue no instagram: joaomarcondesoficial! Eu sou o Professor João Marcondes! Sou coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Também coordeno programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. E coordeno as unidades Moema e Alphaville desde 2010. Também atuo na instituição em tarefas administrativas, como assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. Sou autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Meus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. Sou educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. É diretor e fundador da gravadora BAC Discos! www.bacdiscos.com/ Segue no instagram; https://www.instagram.com/joaomarcondesoficial/