Como se demonstra em partitura a troca de uma parte ou seção de uma música?

Como se demonstra em partitura a troca de uma parte ou seção de uma música?

Como se demonstra em partitura a troca de uma parte ou seção de obra musical?

A pergunta trazida por um leitor é de muita importância para vestibulandos em música. Como se demonstra em partitura a troca de uma parte ou seção de uma música?

Estamos em uma fase de síntese, então procurarei ser rápido quanto a resposta. São duas formas para delimitar espaços que representam uma seção ou parte.

1| A troca de partes pode ser definida com barra dupla de mesma espessura colocada no final da seção. Para a música erudita sempre foi o suficiente.

2| A troca de partes pode ser definida a seguir da barra dupla de mesma espessura, através de uma caixa marcando a parte, com letra maiúscula do alfabeto, algo que também pode ser chamado de letras de ensaio – nos programas de edição de partitura.

As letras de ensaio talvez merecessem ser um terceiro ponto, por que os arranjadores normalmente correm o alfabeto independente da parte da música, da obra que foi fonte do arranjo, mas sim da parte específica do arranjo.

Ao vestibulando se espera conhecimento desse tipo de lógica de escrita, que vai contribuir demasiadamente para a apresentação da sua partitura para a banca examinadora.

Uma partitura é feita de pequenos detalhes. Para o compositor, se espera, controle sobre sua obra.

Observe uma partitura minha para perceber as variações de forma, as trocas entre as seções.

 

 

#VemProSouzaLima