28 out Como reconhecer a tonalidade de uma música observando apenas os acordes?
Como reconhecer a tonalidade de uma música observando apenas os acordes?
Se estamos falando de tétrades, reconhecer a tonalidade de uma música observando apenas os acordes, é até que simples. Alguns acordes são marco em uma tonalidade maior, principalmente os dispostos no V e VII grau.
F7M Gm7 Am7 Bb7M C7 Dm7 EØ
Observando as estruturas os acordes dispostos no quinto grau e no sétimo grau tem certa exclusividade.
O V grau é dominante primário, que antecede o primeiro grau. Existe na prática musical dominantes secundários que poderia até trazer uma confusão, mas as deste tipo de função de acordes são muito marcantes.
F7M (D7) Gm7 (E7) Am7 (F7)Bb7M (G7) C7 (A7) Dm7 EØ
Eu particularmente entendo que analisar apenas os acordes pode deixar passar pontos relevantes. Mas é um princípio observar o V7 e VIIØ grau.
Esqueça aquela história de do acorde que começa e do acorde que termina. São milhares de músicas que não respeitam esse princípio. Ative sua percepção e avalie os pontos de resolução, qual acorde representa estabilidade.
Quando tríades
Se estamos falando de tríades, em tonalidade maior, observe a presença do fator estabilidade novamente. Percebendo as relações de I, IV e V grau.
C F G – dó maior, por exemplo. G C D, sol maior. D G A, ré maior. A D e E, lá maior.
Procurei me ater a questão do leitor, considero que chegamos a um bom princípio para esclarecer o problema, não para resolver totalmente. Vamos em frente!
#VemProSouzaLima