11 ago Como montar uma banda?
Como montar uma banda?
De princípio se você tem um grupo de amigos como eu tive, onde cada um se propõe tocar um instrumento fica um pouco mais fácil montar uma banda.
Ouvir de um amigo “eu serei o baterista”! Esse é o ponto! Ter uma interação com seus colegas, fazer novos amigos, histórias e histórias que trarão memórias para sua vida. Isso é ter uma banda! Memórias de um ensaio, de uma apresentação.
Eu tive uma banda que surgiu justamente assim.
Organizamos mutuamente a formação. Cada um de nós saiu com seus pais para comprar seu instrumento, ou arranjar um usado.
Ninguém tocava direito ainda, apenas tínhamos escolhido o que tocar. Alguns até já tocavam como eu, mas estudava música erudita.
Eu estudava violão, e acabei virando o contrabaixista e vocalista da banda, como eu não tinha um contrabaixo tocava com um emprestado.
Essa banda surgiu na escola que cursava o ensino fundamental, eu estava na quinta série, hoje sexto ano. E foi uma experiência substancial para minha vida.
Ao que observo nos dias de hoje, as pessoas as vezes estão mais preocupadas com o celular de última geração, com fones de ouvido que te prendem em uma sala de música sem janelas e portas, do que em tocar um instrumento musical. O que é uma pena.
Quando tocam estão na solidão de um quarto em frente a um computador em cursos online ou no Youtube.
Mal sabem o quanto é bom estar em uma escola de música, coexistindo com outras pessoas a fim de fazer música. Compartilhando música. Tocar é compartilhar e perceber seu lugar em uma sociedade.
A desenvolver com seus estudantes de instrumento grupos, que viraram bandas profissionais, ou que levaram estudantes para bandas até famosas, vidas foram marcadas.
O Souza Lima, instituição que mantém esse blog, foi a primeira escola de música do Brasil a oferecer práticas de banda propiciando encontros históricos.
O contrabaixista Felipe Andreoli, por exemplo, era aluno do Souza Lima quando ingressou na banda Angra! Felipe tinha muita desenvoltura nas atividades desenvolvidas na instituição, evidentemente foi um passo para que seu talento fosse notado.
Se você quer montar uma banda, estar em um espaço que incentive essa necessidade contribui e muito para a realização desse sonho. Estudar em uma escola de música como o Souza Lima já ajuda para ensaiar. Eu ensaiava com minha banda em um quarto que mal cabia duas pessoas, e a banda tinha cinco.
Cada ensaio tinha reclamação de vizinho. Dos pais com horário para terminar. Do irmão que não curtia tocar. Chato, hein?
No Souza Lima além de fazer as aulas os estudantes podem usar o espaço para ensaiar seus projetos.
É verdade que para montar uma banda você precisará de pessoas, muito mais que equipamentos! E a escola de música também te oferece isso, é claro.
Em um espaço próprio você vai precisar de amplificadores de guitarra e contrabaixo, algum amplificador para a voz e um microfone. Você ainda vai precisar de pedestais para alguém que toca e canta. Na escola tem tudo isso.
É fácil perceber! Você pode fazer algum anúncio em sites, em escolas, em lugares, e se divertir. Tocar junto é muito mais legal que tocar sozinho!
#VemProSouzaLima
No Souza Lima oferecemos diversas práticas de banda em prol do encontro entre estudantes e que vão promover novos projetos.
E essas práticas de banda são aulas. Não são um catado que se coloca dentro de uma sala pra ver o que acontece. Você aprende a interagir com outros músicos sabendo inclusive seu posicionamento perante o coletivo. O que tocar? Quando tocar?
Em que momento eu sou protagonista? Em que momento só tenho que acompanhar?
Aula!
Publicação feita em outubro de 2019, ampliada e revisada em 11 de agosto de 2020.