Como iniciar o estudo da Composição Musical – em seis passos

musico compositor

Como iniciar o estudo da Composição Musical – em seis passos

O estudo da composição musical desperta interesse e curiosidade dos diversos públicos que se relacionam com a música. Estudantes de música especializados em instrumento. Arranjadores. Maestros. Educadores musicais. O estudo da composição musical é de fato interessantíssimo.

Mas realmente é possível desenvolver a composição mediante estudo?

Como já trouxemos em outro artigo do blog, sim, é possível desenvolver a composição musical mediante certas estratégias.

Vamos lá aos seis passos para iniciar?

  1. Invista em referência estética. O conhecimento musical adquirido auditivamente ou analiticamente é um recurso preponderante para o desenvolvimento da composição. Toda nova composição possui matrizes, que compõe suas ramificações naturais. Cada obra composta está relacionada a um plano estético milenar e essas matrizes compõe um inconsciente coletivo que vai contribuir com sua composição.
  2. Ouça música com uma preocupação histórica, diversificada, isso alimenta sua obra. Em cada audição realize planos reflexivos – anotações sobre instrumentação, forma e intensidade. E se está pronto sobre os aspectos da estruturação musical, analise obras a partir de suas partituras. Mas não abra mão de ouvir a música.
  3. Preocupe-se com os fundamentos musicais técnicos que levaram a música a outro patamar – teoria, harmonia, contraponto. Para a composição popular esses estudos são secundários, mas sabe-los engrandecerão, não diminuirão sua criação.
  4. Construa uma rotina para a composição musical. Assim como um instrumentista estuda seu instrumento diariamente, praticar a criação seguidamente, estabelecendo uma rotina, trará em médio prazo desenvoltura composicional.
  5. O ponto nevrálgico de uma composição é a melodia. Assim pratique os valores da transposição diatônica e real, espelhos e tudo que envolve desenvolvimento melódico. São esboços, como um artista plástico que desenha vários tipos de expressão, mãos, e tudo mais. Quer saber mais sobre isso? Leia nesse artigo.
  6. Estude Solfejo. Para a criação o Solfejo é uma prática colaborativa, e por muitos compositores, negligenciada.

A seguir falaremos de mais algumas estratégias para o seu desenvolvimento como compositor(a). Aplique essas sugestões preliminares. E lembre que qualquer resultado da prática deve ser considerado em médio prazo. Considere um ano, como uma primeira etapa.

Até já, ao nosso próximo artigo!

#VemProSouzaLima