06 jun Como identificar em pauta os modos da escala maior?
omo identificar modos da escala maior em pauta?
Identificar modos da escala maior em pauta é algo relativamente simples. Pode-se chegar ao resultado por três ações. Por distância de graus – entre tons e semitons, por intervalos, ou na relação de conjunto.
POR INTERVALOS EM TONS E SEMITONS:
Tom, tom, semitom, tom, tom, tom e semitom configura o modo jônio. I grau.
Tom, semitom, tom, tom, tom, semitom e tom, configura o modo dórico. II grau.
Semitom, tom, tom, tom, semitom, tom e tom, configura o modo frígio. III grau.
Tom, tom, tom, semitom, tom, tom e semitom, configura o modo lídio. IV grau.
Tom, tom, semitom, tom, tom, semitom e tom, configura o modo mixolídio. V grau.
Tom, semitom, tom, tom, semitom, tom e tom, configura o modo eólio. VI grau.
Semitom, tom, tom, semitom, tom, tom e tom, configura o modo lócrio. VII grau.
Repare que é um ciclo baseado na estrutura da escala natural. Se você sabe a escala natural, e a distância entre as notas naturais, compare, basta avaliar a partir dessa informação e replica-la em um novo exercício.
POR INTERVALOS QUALIFICADOS:
Dessa forma basta analisar primeiramente os intervalos, e cientes da informação dos modos abaixo. Para nomear o modo em que trata, lembre que a primeira nota será a fundamental (imagine que a estrutura inicie por Mi, e tenha F 2M 3M 4+ 5J 6M 7M 8J, então será nomeada como Mi Lídio).
Há três modos que possuem terça maior:
O modo jônio possui F 2M 3M 4J 5J 6M 7M 8J. Sinônimo de modo maior.
O modo lídio possui F 2M 3M 4+ 5J 6M 7M 8J.
O modo mixolídio possui F 2M 3M 4J 5J 6M 7m 8J.
Há quatro modos que possuem terça menor, e conservam peculiaridades:
O modo eólio possui F 2M 3m 4J 5J 6m 7m 8J. Sinônimo de escala menor primitiva.
O modo dórico possuiF 2M 3m 4J 5J 6M 7m 8J.
O modo frígio possui F 2m 3m 4J 5J 6m 7m 8J.
O modo lócrio possui F 2m 3m 4J 5D 6m 7m 8J.
POR ESTRUTURA:
Nesse caso é preciso estar totalmente esclarecido no conceito das escalas maiores e seus conjuntos.
Quantos e quais acidentes possuem cada conjunto de escala maior?
Dó maior? Apenas sons naturais.
Com sustenido:
Sol maior? Um acidente, fá sustenido.
Ré maior? Dois acidentes, fá sustenido e dó sustenido.
Lá maior? Três acidentes, fá sustenido, dó sustenido e sol sustenido.
Mi maior? Quatro acidentes, fá sustenido, dó sustenido, sol sustenido e ré sustenido.
Si maior? Cinco acidentes, fá sustenido, dó sustenido, sol sustenido, ré sustenido, e lá sustenido.
Fá sustenido maior? Seis acidentes, fá sustenido, dó sustenido, sol sustenido, ré sustenido, lá sustenido e mi sustenido.
Dó sustenido? Sete acidentes, fá sustenido, dó sustenido, sol sustenido, ré sustenido, lá sustenido, mi sustenido e si sustenido..
Com bemol:
Fá maior? Um acidente, si bemol.
Si bemol maior? Dois acidentes, si bemol e mi bemol.
Mi bemol maior? Três acidentes, si bemol, mi bemol e lá bemol.
Lá bemol maior? Quatro acidentes, si bemol, mi bemol, lá bemol, e ré bemol.
Ré bemol maior? Cinco acidentes, si bemol, mi bemol, lá bemol, ré bemol e sol bemol.
Sol bemol maior? Seis acidentes, si bemol, mi bemol, lá bemol, ré bemol, sol bemol e dó bemol.
Dó bemol maior? Sete acidentes, si bemol, mi bemol, lá bemol, ré bemol, sol bemol, dó bemol, e fá bemol.
Ciente da informação dos conjuntos da escala siga o procedimento:
- Identifique quantos acidentes e quais são.
- Identifique através dos acidentes que conjunto de escala é.
Por exemplo, seis sustenidos, conjunto da escala de fá sustenido maior.
- Verifique a nota inicia o que foi apresentado na questão.
Por exemplo: Nota lá sustenido, com seis acidentes, sustenidos.
- Identifique que grau do conjunto da escala o lá seria. No caso terceiro grau.
Agora precisamos saber que se iniciar pelo I grau é jônio, pelo II grau é dórico, pelo III grau é frígio, pelo IV grau é lídio, pelo V grau é mixolídio, pelo VI grau eólio, pelo VII grau lócrio.
O resultado então é lá sustenido frígio.
Retorne agora em todos os modos apresentados e reavalie cada questão!
E aí? De que maneira prefere utilizar para chegar a resposta?
#VemProSouzaLima