01 set Como estudar musica brasileira?
Como estudar musica brasileira?
Para nós que queremos viver estudando a música brasileira, precisamos obter alguns critérios que perpassem as questões interpretativas, e objetive um senso completo da prática musical brasileira. Como estudar musica brasileira?
Devemos iniciar nosso trabalho com a escuta dos principais instrumentos populares e suas referências diretas no artigo Como estudar a música brasileira. Portanto, o segundo passo é passar agora ao repertório que fundamenta o estudo da música popular brasileira.
O repertório incluirá choro, samba, bossa nova, baião, frevo e maracatu. Os gêneros e ritmos da música brasileira mais difundidos internacionalmente.
E agora?
Antecipadamente defina um repertório introdutório com pelo menos duas músicas por gênero e estilo, pratique até atingir o progresso sugerido a seguir, avalie o repertório com base nas sugestões:
Bossa nova: Garota de Ipanema (Tom Jobim e Vinícius de Moraes), Wave (Tom Jobim), Batida Diferente (Maurício Enhorn), Rapaz de bem (Jonnhy Alf).
Com andamento entre 50 e 75 BPM para Wave e Garota de Ipanema. Entre 75 e 100 BPM para Rapaz de Bem e Batida Diferente.
Samba MPB: Incompatibilidade de Gênios (João Bosco e Aldir Blanc), Homenagem ao malandro (Chico Buarque), Canto de Ossanha (Baden Powell e Vinícius de Moraes), Berimbau (Tom Jobim – Vinícius de Moraes). Entre 70 e 115 BPM.
Baião: Baião (Luiz Gonzaga e Humerto Teixeira), Pau de Arara (Luiz Gonzaga), O ovo (Hermeto Paschoal e Geraldo Vandré), Ponteio (Edu Lobo). Entre 80 e 120 BPM.
Frevo: Vassourinhas (M. da Rocha), Cabelo de Fogo (Spok), Um frevo novo (Caetano Veloso), Segura meu braço (Capiba) Entre 120 e 170 BPM.
Choro: Um a zero (Pixinguinha), Assanhado (Jacob do Bandolim), Carinhoso (Pixinguinha), Brasileirinho (Waldir de Azevedo), Pedacinho do Céu (Waldir de Azevedo). Entre 65 e 110 BPM.
Em formação:
Todos os gêneros e até estilos (MPB e Choro) apresentados no repertório têm a segunda subdivisão do tempo como parâmetro comum no estudo da música brasileira. Exceto frevo, com a primeira subdivisão.
1) Memorize a melodia em uma região confortável do instrumento.
2) Prepare a harmonia em acordes comuns, a música brasileira usa muitas tríades, se a orientação for tríade não toque tétrades.
Vamos adiante. Bons estudos e estudando música brasileira. E me segue no instagram: @joaomarcondesoficial
#VemProSouzaLima