Como escolher um curso de música?

curso de musica souza lima

Em primeiro plano: a vontade de estudar música, um instrumento musical, de montar uma banda. A seguir uma pesquisa por um curso de música no buscador de conteúdo mais conhecido e surgem dezenas e dezenas de opções: de professores particulares em propagandas, de escolas tradicionais e até franquias internacionais prometendo sucesso na aprendizagem musical. Mas como escolher um curso de música?

E agora?

Como experiência individual, lá atrás, dividi a vontade de aprender música com minha família – quando ainda criança decidi estudar piano.

Procuramos em uma lista telefônica os cursos e escolas disponíveis. Um telefonema primeiramente para uma consulta de valores, para a seguir visitar o espaço e conhecer a estrutura.

Claro, nos dias de hoje é muito importante a questão da logística, muito mais que nos anos 1990, cuja escolha mais próximo da minha residência era relativa.

Hoje procuramos um espaço que nos atenda bem e que a locomoção seja mínima. Embora a questão da logística não pode se sobrepor a valores como formação, conteúdo, proposta pedagógica, metodologia…

Mas voltemos ao tempo, então era apenas iniciar o curso de música. Organizar a agenda mirrada na época para incluir a prática do instrumento, e tudo está pronto.

Eram poucas as opções de curso de música. Minguadas. E niveladas por baixo. E mais até do que isso: não possuíamos parâmetros para afirmar sobre um bom ou um mal curso de música.

Mas hoje como escolher um professor para seu curso de música?

Escolher ou qualificar o professor por simpatia? Ou procurar verificar se o professor cumpre aquilo que esperamos na aprendizagem da música?

Um bom professor de música deve educar e construir a partir dos critérios diversificados o saber musical do aluno. O saber musical engloba o conhecimento técnico, fisiológico, escrito e oral. A prática musical engloba tudo isso.

Não pense que uma orientação mal dada em um instrumento não traz problemas. Traz e muitos! Tendinite ou LER (lesão por esforço repetitivo) por exemplo, em uma prática mal realizada são questões comuns.

Levante essas questões ao professor. E procure figuras ilibadas, bem-formadas. Afinal será a primeira oportunidade provavelmente que vivenciará uma aula individual. Cinquenta minutos da semana com uma mesma pessoa, que deve lhe trazer educação física quanto aos valores da coordenação motora específica do instrumento, tanto quanto práticas musicais.

Como escolher seu curso de música hoje?

O mercado mudou consideravelmente e para melhor nos últimos 25 anos.

Uma boa escola de música possui professores formados (na minha época eram raríssimas exceções). Hoje são licenciados em educação musical. Bacharéis em instrumento. Com especializações em educação. Mestrado e até doutorado. E atuando em programas variados da instituição – de um curso livre ao técnico até a faculdade e pós-graduação.

Uma boa escola de música possui professores com experiência internacional. Como instrumentistas e educadores. Então uma escola de música diferenciada possui professores artistas, especializados em educação, e que mesmo assim administram suas obras.

Uma boa escola de música possui muito mais que uma estrutura física moderna e bem equipada, essa escola possui matérias complementares para os diversos conteúdos do saber musical, práticas de conjunto em diferentes estilos, questões que aguçam e capacitam os alunos no fazer musical.

Uma boa escola possui uma rotina de apresentações com finalidade didática. E acompanhadas pela coordenação pedagógica.

Se houvesse um ranking de escolas seriam bons critérios para otimizar sua escolha.

E lembre-se: Votações de sites costumam ser muito tendenciosas e imprecisas. Não as considere, agende uma visita a instituição, conheça a coordenação pedagógica, e avalie opções in loco. Vale cada orientação. E sucesso no estudo musical!

Ainda ficaram dúvidas? Não há problema entre em contato no e-mail: joao.marcondes@souzalima.com.br

Texto atualizado em 4 de agosto de 2018.

#VemProSouzaLima

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João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto e Lençóis Paulistas. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular (extensivo e semi-intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas como assistente de direção, e ainda é diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponível no Spotify, Deezer e iTunes Music.