Como é um curso Técnico em Música?

Como é um curso Técnico em Música?

Curso técnico é um programa de nível médio que objetiva capacitar o estudante em determinada área de atuação. Curso técnico em música, então, capacita um estudante na área de performance instrumental, canto, produção musical ou até trilha sonora.

Antes de mais nada se espera uma metodologia prática para a preparação do futuro profissional, o curso técnico apresenta o conteúdo para que o estudante formado ingresse rapidamente ao mercado de trabalho. Isso deve ser uma premissa.

O curso técnico possui finalidade profissionalizante. Não é pré-vestibular, é para quem não quer fazer faculdade. Ingressar rápido ao mercado de trabalho, repetindo para consolidar.

E quais são os pré-requisitos quanto a formação?

O estudante pode estar formado no ensino médio e cursar o técnico em música, ou antes de tudo estar cursando o ensino médio e em paralelo ao cursar técnico em música.

Para ingressar em um programa de curso técnico em música desde já adianto que é necessário realizar uma pequena avaliação ou entrevista, que objetiva nivelar os estudantes que farão parte do programa, como pré-requisito musical.

O Curso Técnico oferece programas específicos de instrumento e canto. No Souza Lima, acima de tudo, há também curso técnico em Processos Fonográficos – Produção Musical. Saiba mais porque se trata de uma novidade no mercado de educação musical profissionalizante. Inscreva-se já! Dá tempo!

Formação musical anterior?

A formação musical mínima, sugerida, ao ingressante do curso técnico de instrumento ou voz é de dois anos para o programa específico de Instrumento e Canto complementado ao conhecimento da teoria dos compassos, escalas, intervalos, princípios de harmonia – acordes ao menos. E domínio intermediário de instrumento. Saiba mais!

No programa de Produção Musical não há pré-requisito musical, apenas avaliação de nivelamento. O processo seletivo se dá por entrevista e redação. O programa é realizado em dois anos no Souza Lima e está interessado em estudantes dispostos a criar.

Já sou músico profissional, o curso técnico me atenderia?

O programa de curso técnico também procura atender profissionais de música que necessitam de algum diploma. Há programas enxutos com oito horas semanais, distribuídos em seis semestres, ou de 10 horas semanais distribuídos em quatro semestres. São poucos encontros se comparado a agenda de uma faculdade, por exemplo.

O estudo da música é ainda mais excepcional quando se adéqua positivamente a agenda. Cursar um curso técnico é entrar em contato com as áreas de atuação do músico, com as áreas de conhecimento do músico, com as atividades docentes da prática do músico. É isso o que você precisa?

Saiba que mesmo para um profissional há muito o que aprender, pode ter certeza disso. Eu, João Marcondes, criei pessoalmente o programa de Produção Musical procurando estar ativo com as principais inovações da educação e da área profissionalizante.

O que posso fazer com o diploma do curso técnico em música?

À primeira vista o diplomado em um curso técnico em instrumento ou canto pode realizar atividades docentes em prefeituras, projetos sociais e conservatórios.

Em produção musical, o diplomado todavia tem ainda mais opções atuando em rádio, televisão, estúdio, criação, publicidade – realmente são diversas possibilidades.

Atuar como músico profissional – arranjador, compositor e instrumentista.

Prestar concursos públicos oferecidos para técnicos.

E, se assim preferir, a princípio, estar preparado para seguir para uma graduação se for este o caso, embora há de se pensar bem.

MEC ou Secretaria da Educação?

Quem estabelece as diretrizes do curso técnico é a Secretaria da Educação do seu estado. Ao MEC cabem definições legislativas, enquadramento, orientações e fiscalizações.

Dicas:

  • Certifique-se que o programa escolhido é regulamentado. Desconfie de programas muito em conta.
  • Consulte se a instituição que pretende realizar o curso está ativa no cadastro da secretaria da educação de seu estado.

Públicas

Instituições públicas oferecem programas técnicos.

Há dentro das novas políticas educacionais novos formatos para os cursos técnicos em música e até mesmo especializações para portadores de diploma técnico – como as que ocorrem no campo universitário para graduados.

Por exemplo: um formado técnico em instrumento que se especializa em composição, ou em percepção musical, ou em arranjo, ou em regência… O Souza Lima oferece especializações para formados em programas técnicos. Atualmente está aprovada a especialização técnica em Improvisação!

Ainda são poucas as instituições que oferecem esses modelos de especialização no campo técnico, em cursos de música.

O curso técnico em música não atendeu suas expectativas?

Deveria então partir para o bacharelado ou licenciatura em música?

Se sim, temos artigos para elucidar sua carreira e caminhada na área musical.

Conhece a série Quero ser músico? Aqui estão apresentadas todas as áreas de atuação do músico profissional como textos e vídeos para que sua escolha seja ainda mais certeira.

Não considerou suficiente?

Verifique então a série Quero ser Músico Entrevista, com um diálogo bastante direto, e rápido com músicos brasileiros atuantes nas diversas áreas e mercados.

E ainda para complementar a série de Dicas para o futuro músico profissional e ainda vinte e seis textos especialmente compostos para contribuir com as definições de sua carreira.

Vale conhecer!

Artigo publicado em 11 de dezembro de 2017, e atualizado em 04 de abril de 2019, novamente atualizado em 21 de maio de 2021.

#VemProSouzaLima