Como um músico deve ser?

joão marcondes

Mais uma pergunta enviada por um leitor assíduo do nosso blog. Como um músico deve ser?

A primeira parte da resposta está na ação que o músico vai desenvolver profissionalmente.

Se o músico será instrumentista precisa dominar o instrumento quanto a técnica e quanto ao estilo. Afinal um instrumento se comunica de formas diferentes em determinados gêneros e linguagens.

O instrumentista então precisa ser um estudioso quanto a seu instrumento.

Se o objetivo é ser artista solo, independente, basta dominar plenamente o que propõe esteticamente. E deverá ser inventivo, para diferencia-lo perante o coletivo.

O mesmo fato se dá ao compositor, produtor e também ao arranjador. Todos da área da criação necessitam também de consciência estética. Esses valores farão que o trabalho musical-criativo, normalmente feito por encomendas, se desenvolva plenamente.

Trata-se então de vocabulário. De repertório estético.

Sem falar da necessidade fundamental quanto a tradição escrita ao arranjador e ao compositor. Unificado ao conhecimento da organologia.

O produtor pode criar sobre uma esfera combinatória que ignora a partitura, mas saber música escrita pode ajuda-lo sem sombra de dúvidas.

O educador musical precisa ser formado nas áreas da educação. Pedagogia ou licenciatura. Mestrado ou doutorado.

Muitos músicos dedicam-se a educação musical do seu instrumento apenas como meio de viver de música. O que é positivo, e o mercado permite. Mas a responsabilidade da formação é muito grande. E se administramos mal o conhecimento de um interessado em música podemos frustra-los. E ainda pior, no caso do instrumento ou voz, causar algum problema fisiológico ao estudante.

Visão?

Um músico precisa ser bem formado para que possa atuar de maneira diversificada no mercado profissional.

Manter-se ativo quanto aos estudos tanto o possível estar atualizado.

Ter o equipamento que atenda sua proposição profissional.

Já leu as dicas que preparamos para o futuro músico profissional? Ali estão as orientações fundamentais de como um músico deve ser.

Aproveite!

SHARE
Previous articleQuem é o maior nome da música brasileira?
Next articleComposição Musical: Transposição e Espelho
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto e Lençóis Paulistas. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular (extensivo e semi-intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas como assistente de direção, e ainda é diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponível no Spotify, Deezer e iTunes Music.