Como é o trabalho de um compositor?

Ligadura de expressão pode ser usada para marcar fraseado?

Como é o trabalho de um compositor?

Como é?

Compositor é o músico que atua com a criação artística e publicitária, para si ou para outras interfaces fazendo da organização de som e silêncio ferramenta, tal qual um pintor com tinta e tela, ou um escultor com sua matéria prima, e que da imaginação constitui a partir de suas referências estéticas e estilísticas cada obra.

Compositor artista se orienta apenas sobre os paradigmas do legado de sua cultura. Podendo assim dela romper, ou por ela continuar. É de fato um profundo conhecedor do repertório que lhe é anterior, já que conhecer propicia o antagonismo ou o continuísmo consciente. Seu trabalho é livre.

Compositor de trilhas sonoras, seja para teatro, cinema ou de viés publicitário, se orienta por um manual escrito chamado de briefing, e que amarra quase que totalmente a criação, constituindo uma proposição mediante estratégias técnicas e de compreensão histórica que o compositor adquiri em sua formação.

Se segue algo roteirizado ou se está livre para conceber sua criação, o compositor é um musicista muito bem formado.

A criação artística como é livre, ao compositor se espera ócio, onde se imagina e se estabelece em pensamento livre através de horas, dias ou semanas, quando da primeira ideia concreta se produz algo a partir dos aspectos do desenvolvimento composicional (Leia a publicação de transposição e espelho, destinada a compositores).

Dessa técnica vem o trabalho da composição: o Desenvolvimento.

A criação com amarras, que responde a orientação, do briefing, é para ontem! Então do compositor se espera atuação imediata! Criação intermitente. Concentração. Como estar em um estúdio de criação sem hora para ir embora, e ter que compor algo sem mensurar ou prever influência da inspiração, a técnica e bagagem são primordiais.

O trabalho de um compositor é incrível! Mas que requer muito preparo, como mencionado!

Para tal há programas específicos aqui no Souza Lima! Tanto em nível universitário, bacharelado em composição. Quanto uma especialização – lato sensu, nível técnico e ainda cursos livres.

E que tal o novíssimo TÉCNICO EM COMPOSIÇÃO E ARRANJO COM ÊNFASE EM TRILHA SONORA!

#VemProSouzaLima