Fale Conosco

Como é o Bacharelado em Composição?

Como é o Bacharelado em Composição?

Como é o Bacharelado em composição?

Primeiramente entre os programas universitários de práticas musicais – composicionais e interpretativas, trata-se do que possui a maior duração – são dez semestres em cinco anos para obtenção do diploma de bacharel em composição.

1| Se estuda no bacharelado em composição práticas da música erudita (Como a linha do que é erudito é tênue, tratemos como prática da música escrita). Por exemplo:

Como compor uma sonata, ou apenas através de formas, ou como consolidar o desenvolvimento de uma composição por técnica, o estudo do contraponto, da instrumentação e organoligia, da harmonia tradicional, de práticas características e oriundas de determinada época…

2| Não há espaço nestes programas para a composição popular, nada de letra, ou melhor, nada de perfil fonográfico. Nem de gêneros brasileiros, talvez em alguns programas apareçam, mas pontualmente.

3| Para ingressar neste tipo de programa como pré-requisito é preciso compor. Estas composições preliminares farão parte do vestibular. Normalmente são avaliados por parte do corpo docente do programa.

4| Todos que concluem o programa saem compositores? Trata-se aqui de uma questão muito complexa. Particularmente sinto que os programas priorizam práticas analíticas, como se o reflexo delas formem um compositor, o que eu não credito como formação. Experimentar, praticas mediante técnicas, ter a obra analisada ou verificada por um compositor experiente, na minha opinião, são práticas mais eficazes para a consolidação do compositor.

Veja que tive alunos que preparei para o vestibular que acabaram por abandonar o programa no meio em grandes universidades. Principalmente por entenderem que o programa os afastou da prática composicional. Há de se ter equilíbrio nas ações, já que por outro lado outros estudantes que preparei tiveram outra opinião.

O que você espera deste programa? Me escreva em joao.marcondes@souzalima.com.br e vamos conversar sobre as expectativas.

E na Faculdade Souza Lima?

Na Faculdade Souza Lima há o programa Bacharel em Composição e Arranjo, com duração de quatro anos, mas que no entanto faz parte de um ciclo optativo para os alunos do corpo discente, realizado no terceiro ano do programa. Ou seja, todos os alunos ingressam em um instrumento  e apenas entre o quinto e o sexto semestre realizam esta opção.

Tudo porque parte da política da Faculdade, crer que se você possui desenvoltura como instrumentista sua ação como compositor ou arranjador será privilegiada.

#VemProSouzaLima