Como diminuir o medo do palco?

Como diminuir o medo do palco?

Como diminuir o medo do palco?

Uma questão relevante que trouxe um ouvinte, e que embora eu já tenha de algum modo tratado, decidi ser mais didático e exemplificar como realizo esse trabalho com meus estudantes nas diferentes situações de apresentação.

O medo do palco ou de se apresentar pode ser na verdade um medo de ser julgado pelo outro. Ou de ser comparado. Por exemplo, em um vestibular de música são inevitáveis as comparações, justamente por serem a métrica da escolha.

Naturalmente o medo do palco ocorre até para profissionais da música – que se escondem e nada se comunicam com o exterior. Tocando olhando para seu instrumento, parecem justamente emergir em sua rotina isolada de estudos.

Aos meus estudantes a primeira orientação é ter controle sobre tudo que se pretende apresentar. Estar com o repertório de movimentos atualizado, e devidamente preparados. Fato corroborado, o passo seguinte é tocar para si mesmo, em frente a um espelho.

Praticamos para diminuir o erro, esse é o ponto.

De frente ao espelho, aliás, procure interagir olhando para si espelhado e para seu instrumento. Você já percebeu que quando toca para seu educador musical, parece que vem a tensão e você erra mais?

O passo seguinte tocar de maneira informal para familiares, desde já, interagindo de mesmo modo, como com o espelho.

Procurar tocar junto com outras pessoas traz ganhos incríveis para o processo! Quem sabe montar uma banda, ou tocar em práticas de banda, como as que o Souza Lima foi pioneiro no Brasil. Somos a primeira escola do Brasil a oferecer práticas de banda em seu currículo.

O passo três então é tocar com outras pessoas.

Sem deixar de considerar que o medo de palco diminui na medida que está preparado. Se prepare, estudando – esse ponto é o ponto crucial!

#VemProSouzaLima