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Como conservar um ambiente saudável em educação musical?

O que vem primeiro no estudo da música?

Como conservar um ambiente saudável em educação musical?

Como conservar um ambiente saudável em educação musical?

Simples, respeito mútuo. Vamos ao próximo artigo.

Na realidade eu cresci em uma geração, talvez a última, que aceitava as humilhações que educadores destilavam sobre seus estudantes. Uma relação de completo desrespeito e até ódio.

O motivo dessas pessoas lecionarem, já falamos em outros posts, é decorrente da procura por dignidade na vida de um mau músico, que sem possibilidades de performar, ou criar de fato por sua falta inabilidade, acaba indo pra sala de aula sem qualquer preparo pedagógico – emocional ou técnico.

Quando todavia!

Esse fato é recorrente: músicos frustrados destilando sua frustração em seus estudantes. Que ainda mal orientados, conservavam maneirismos, e citando Paulo Freire, estudantes sonhando em oprimir o tanto quanto foram oprimidos quando chega sua vez em lecionar.

Aprender na base da violência deixa marcas.

Ambiente saudável

Um ambiente saudável em música começa com uma projeção clara do que se pretende ensinar.

O educador deve gerar um ambiente que assegure aos estudantes que estejam a vontade, prontos para realizar o que precisarão ao longo do curso. Justo posto, sem esse ambiente, que precisa ser construído pelo docente, o estudante vai se sentir constrangido para por exemplo mostrar uma composição, ou até apresentar algo tocando ou cantando.

E devemos como educadores trazer uma maneira clara de como os alunos serão avaliados mediante sua evolução.

Avaliação

Todavia na avaliação está uma das maiores formas de opressão nesses falsos educadores. Por exemplo alterar as regras de avaliação no meio do processo, criar arapucas para prejudicar um ou outro estudante, mudar a forma de se obter média.

Tudo precisa estar claro, apresentado na primeira aula e mantido.

O educador precisa estar pronto para ser confrontado, e se estabelecer como um mediador de conflitos ocasionalmente, faz parte de nossas atribuições assegurar algo respeitoso entre todos que participam de um ciclo de formação.

Ser educador é um desafio e em música talvez seja ainda maior. Somos artistas, e quem não se prepara, peca por achar no outro espelho, oprime como foi oprimido.

Humanize o processo de aprendizagem. Mudança já.

#VemProSouzaLima