Como ativar o processo de memorização em música?

Como ativar o processo de memorização em música?

Muitas atividades que realizamos como músicos profissionais dependem de uma memorização. São longos trechos melódicos, harmônicos e rítmicos.

Um concertista tocará de memória sua participação em um recital, não é verdade?

Há regentes que atuam na condução e interpretação de uma orquestra com a peça totalmente memorizada. Peças que ultrapassam trinta minutos! Não é mesmo?

Um artista de música improvisada apresenta continuamente as variações de sua obra, conjuntos e sonoridades planejadas sem seguir um mapa, utilizando técnicas de memorização.

O que é mapa?

Concerne: A partitura é um mapa, que apresenta as variações de altura e duração na música popular (timbre ao identificar o executante), e ainda de expressividade e timbre – como variação na emissão de uma nota em uma partitura de música erudita.

Como atuar para ativar o processo de memorização?

A prática da memorização se iguala a de sua primeira aprendizagem. Embora haja procedimentos específicos para tal, é notório para a memorização reunir os valores rítmicos, melódicos e harmônicos, apenas como objetivo final.

No processo de memorização podemos construir separando os valores:

  • Memorize a melodia objetivada sem utilizar o instrumento. Intuitivamente, cantando internamente ou emitindo os sons. Faça isso ouvindo algumas gravações, auxiliará, por exemplo, a seguir, na melhor interpretação. Se você consegue entoar toda melodia ou ouvi-la internamente, será fácil memoriza-la na mecânica de seu instrumento.
  • Enquanto isso estude os movimentos muito lentamente. As sinapses ocorrem quando estamos produzindo informação. Não sabemos diferenciar o que está certo e errado nas sinapses no primeiro aprendizado. O primeiro passo fisiológico perfeito é fundamental. Um erro pode ser memorizado, esse é o ponto. Por isso é fundamental equilibrar percepção e gesto.
  • É de suma importância tocar do começo ao fim corretamente, para que se aprenda perfeitamente. E lentamente colaborará para que as sinapses ocorram de forma correta. Nesse processo tenha muita paciência. Toque lento e progrida ao andamento estabelecido pelo compositor de pouco em pouco.

 

Nesse processo descarte a preocupação rítmica, e assegure a fisiologia como fundamento central. O ritmo está sendo aprendido oralmente.

 

  • Identifique e analise o fraseado melódico, e estude-os separadamente. Unindo agora a melodia memorizada intuitivamente no primeiro processo, e a mecânica estipulada no segundo processo.
  • Identifique e analise as cadências harmônicas. As formas. E as melodias contrapontísticas, se houverem.
  • Ao improvisador, identifique as variações harmônicas, acordes e as escalas que se propõe utilizar. Também progressivamente.
  • Para o improvisador estude os ciclos harmônicos. Estude a função das notas. E lembre-se de praticar em todas as tonalidades. Principalmente aos músicos que trabalham com criação em tempo real.

Vamos lá?

Já conhece nossa série de dicas? Essa é a de número vinte e um! Faltam apenas cinco para concluir essa série!

Publicado em 20 de abril de 2018, ampliado em 28 de maio de 2020.

#VemProSouzaLima

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João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville e Ribeirão Preto. Também é idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes também atua na instituição em tarefas administrativas, é assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. É autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music.