25 maio CLAEM XI – REPÚBLICA DOMINICANA – DIA 3
CLAEM XI – REPÚBLICA DOMINICANA – DIA 3
Palestra de Nestor Torres – esperadíssima por tratar-se de um dos maiores flautistas da música fonográfica, e provavelmente o maior nome da flauta da música caribenha. A palestra será dada em dois dias, amanhã tem mais Nestor Torres.
O show foi de fato muito bom, no dia de ontem, e até esqueci de mencionar no texto, e a expectativa pela palestra não poderia ser diferente.
Misturar ritmos latinos com a música e as ideias de música improvisada norte-americana, proveniente da linguagem jazz, é exatamente o que Nestor tratava. E sua música, como ele mesmo disse, é muito diatônica.
Nestor até tocou música brasileira. E foi bastante interessante sua forma de organizar nossa música.
Ainda pude conhecer a música da Bolívia, norte do México e Equador mais a fundo, e como a clave três, três e dois está presente. Talvez, refleti muito sobre isso, seja a clave que une a música em nível internacional – já que a conheci essa mesma estrutura em quatro continentes que visitei.
Claro, uma tese de doutorado valeria essa argumentação, mas fica como sugestão de reflexão. Meu ensamble está parcialmente apresentado, e meus alunos já sabem as melodias, agora precisamos falar um tanto de sotaque, e vamos em frente.