CLAEM – Terceiro Dia

joão marcondes

O terceiro dia do CLAEM foi muitíssimo intenso.

Pela amanhã a programação contou com uma excelente participação dos estudantes presentes na IX edição do evento.

Palestras

As 11h, da Universidade do Norte, próxima anfitriã do CLAEM, Barranquilha, Colômbia, em 2019, Leopoldo Calderon fez uma palestra muitíssimo importante sobre a formação musical para crianças especiais, da ação da musicoterapia para cada ser-humano.

No mesmo horário o diretor geral da UNPHU, Silvestre Moya, realizou uma excelente explanação sobre as questões do som, como uma onda se comporta nas diferentes temperaturas, e superfícies. Atingiu uma profundidade em apenas uma hora de palestra, que valoriza a função educacional do CLAEM.

As 11h a música brasileira reencontrou a programação do CLAEM, em uma apresentação muito importante do brasileiro Gilvan de Oliveira, da escola Bituca, MG – Brasil. Do comportamento entre instrumentos harmônicos, piano e guitarra. Da rítmica aplicada a improvisação e composição oriunda dos instrumentos da percussão  brasileira.

Ao 12h mais duas palestras, a escola colombiana AMI, apresentou rítmicos característicos da Colômbia no Auditório, com intensa participação dos estudantes, enquanto no primeiro andar da nova escola Souza Lima, Max de La Fuente do Chile, apresentava planos para organização e divulgação de um trabalho artístico. Assim como a proposta da AMI, uma excelente apresentação.

Período da Tarde

De tarde os estudantes seguiram para as práticas coletivas, finalizando a apresentação que ocorrerá hoje, enquanto nossos diretores estabeleceram as lideranças para os grupos de pesquisa, e desenvolvimento da ALAEMUS, tal qual a sede para o CLAEM de 2019.

Noite

A noite a tradicional JAM do CLAEM reuniu os estudantes presentes no evento no auditório Souza Lima, completamente tomado pelo público. Tão tradicional quanto a JAM os diretores foram ao jantar de confraternização em uma famosa churrascaria de São Paulo.

O CLAEM chega hoje ao último dia de evento. Mais um ano de sucesso. Mais um momento de ampla confraternização. Alegria e troca aos músicos de diferentes nacionalidades.

SHARE
Previous articleAlemanha – A Copa da Música
Next articleCLAEM – Quarto dia – Encerramento
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville e Ribeirão Preto. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas, é assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music.