CLAEM – Segundo Dia

joão marcondes

No segundo dia de evento, o CLAEM recebeu cinco palestras com grande adesão de nossos estudantes. Que permaneceram em todo evento, com muito interesse e alegria.

As 10h, as duas primeiras palestras ocorreram. Os participantes puderam optar, em mesmo horário, as turmas se dividiram.

No auditório Souza Lima uma palestra sobre arranjo vocal, com o diretor acadêmico da escola, da República Dominicana, o pianista e arranjador Corey Allen.

No mesmo horário argentino Juampy Juarez, demonstrou as técnicas dodecafonicas, típicas da composição do século XX, de Arnold Schoenberg, que desenvolveu aplicadas a improvisação. Representando os amigos da escola EMu de La Plata.

As 11h novamente, no auditório enquanto Javier Perez Sandoval, guitarrista e arranjador colombiano, Universidade Do Bosque, falava sobre o arranjo para big-band com enfoque em rítmicos colombianos, Raul Aliaga, do Chile, introduzia a história do mercado fonográfico para tratar de questões relacionadas a produção musical.

Para encerrar as atividades da manhã, Vicente Luna, do México, apresentou as avaliações prévias sobre a prática do arranjo, no que move sua criação quanto a avaliação harmônica.

Assuntos que agregam e complementam a formação reflexiva dos nossos estudantes. Variações em prol do conhecimento musical. Em consolidação embora peculiar em reflexão.

Pela tarde as práticas coletivas. Os alunos voltaram a se encontrar para o segundo dia dos ensambles. O que vamos ouvir na quinta-feira na apresentação direcionada aos alunos?

Aos diretores a tarde foi de reunião, com uma palestra direcionada a tecnologia, dada pela empresa brasileira Daccord.

Para encerrar o dia, terça-feira de todo CLAEM é o recital de nossos professores participantes do evento. Reunidos para presentear os alunos e diretores com muita música. Liderados pelo diretor acadêmico e artístico Óscar Stagnaro, encerraram com chave de ouro o evento.

Chegamos a metade do evento e hoje será um dia muito especial. Jam no auditório Souza Lima. CLAEM frutificando.

SHARE
Previous articleCLAEM – Primeiro Dia
Next articleAlemanha – A Copa da Música
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville e Ribeirão Preto. Também é idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes também atua na instituição em tarefas administrativas, é assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. É autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music.