CLAEM – QUARTO DIA – REPÚBLICA DOMINICANA

CLAEM – QUARTO DIA – REPÚBLICA DOMINICANA

CLAEM – QUARTO DIA – REPÚBLICA DOMINICANA

Chegado o quarto dia do CLAEM na República Dominicana, e evidente, conhecendo muita gente – educadores musicais, artistas músicos e suas realidades, podemos também nos observar quanto existência em um plano internacional.

Dia mais uma vez de ouvir e ver Nestor Torres, flautista aclamado, e ganhador de Grammys. Tocamos juntos, e ele apreciou muito minha masterclass, que fez questão de assistir, e mesmo tratando-se de um artista renomado prestou muita atenção e até anotou questões que trouxe do conhecimento de tripé rítmico – clave, condução e marcação na Música Brasileira.

Tive que dividir minha apresentação com o excelente guitarrista Ale Demogli, argentino, e improvisamos e colocamos ideias em pauta. Nestor estava ali atento, nos ouvindo. Ale falou sobre sua incansável pesquisa de John Coltrane, e eu sobre a música do Brasil e sobre espécies de fraseado.

NESTOR

Um deleite poder tocar com um instrumentista desse nível. Um flautista acostumado a terceira região típica da música caribenha, nos agudos floreados e muito articulados. E eu apenas em um samba canção, ora ou outra comentado com uma frase típica dos bordões do violão brasileiro.

Minha banda, ou o conjunto que lecionei prática de bandas, já está pronta para apresentação e encerramento do evento, que ocorrerá amanhã.

E foi muito bom o dia de masterclass com muita música Mexicana, Equatoriana e Peruana.

O CLAEM é uma experiência sensorial muito representativa.