CLAEM – Primeiro Dia

joão marcondes

O primeiro dia do CLAEM 2018 foi repleto de sentimentos. Primeiramente o reencontro entre amigos na nona edição desse evento, já tradicional das nações latino-americanas.

A Big-Band Souza Lima, arregimentada e dirigida por Daniel D’Alcântara, com o trombonista Jorginho Neto como assistente, abrilhantou a abertura. Tocando dois arranjos, um swing e uma bossa-nova de Tom Jobim com arranjo do guitarrista Nelson Faria.

Vale lembrar que a bossa-nova completa esse ano 60 anos de história, com a gravação do disco de Elizeth Cardoso contendo o violão de João Gilberto e as canções de Tom Jobim e Vinicius de Moraes.

A seguir da apresentação o diretor geral do Souza Lima, presidente e fundador da Alaemus e Claem, professor Antonio Mário, anfitrião de 2018, declarou aberto o congresso. E concedeu palavra ao diretor artístico e acadêmico, o grande músico e também fundador do Congresso e Associação Óscar Stagnaro.

A primeira palestra do Congresso foi sobre Frevo, um gênero musical brasileiro. Ministrado por mim, João Marcondes, representando o Souza Lima.

A seguir conceitos de improvisação na sobreposição de triades e estruturas aumentadas com Oscar Stagnaro representando a Berklee, EUA e o guitarrista Ale Demogli representando a escola Tamaba, Argentina.

No mesmo horário ocorreu a masterclass da Ana Maria Mezza, ProJazz do Chile, sobre comportamento da voz. Os alunos interagiram e participaram ativamente.

Uma pausa para o almoço. E os participantes se dividiram em dois grupos, os diretores realizando as conexões desse evento importante. E os alunos participando da práticas de conjunto, dirigidas por professores de diversas instituições presentes no CLAEM.

Para a noite estava reservado um momento de muita emoção.

 

Homenagem, como é de costume no Congresso, para um músico do país. Este ano Sizão Machado, um contrabaixista fundamental da Música brasileira. Desses que definiram o estilo e linguagem do instrumento. Foi agraciado com uma placa. Uma homenagem em vida para um dos maiores músicos da história da Música brasileira.

Vamos ao segundo dia do evento!

SHARE
Previous articleDica #20 Reciclagem
Next articleCLAEM – Segundo Dia
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville e Ribeirão Preto. Também é idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes também atua na instituição em tarefas administrativas, é assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. É autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music.