CLAEM 2019 – TERCEIRO DIA

CLAEM 2019 – TERCEIRO DIA

O CLAEM é uma oportunidade inimaginável para o desenvolvimento e consolidação da educação musical no continente latino-americano. São 18 países focados em uma semana de evento. Com encontros para diretores, docentes e estudantes. Classes. Palestras. Ensaios.

Não é apenas um encontro de amigos. É um encontro de educadores, entre os melhores de suas cidades, e de seus países.

O terceiro dia do CLAEM X – Bogotá foi da minha terceira clínica do evento. Ao todo realizei três, duas já foram. Nesta terceira clínica, a nova proposta para o projeto: Inventário Melódico, uma reflexão sobre a prática e consolidação da música brasileira. Conhecendo as estruturas e compondo in loco – um choro e um baião.

Minha sala novamente ficou pequena. Infelizmente não pude acompanhar as outras palestras que ocorreram no mesmo horário. Mas pudemos fazer música brasileira.

A seguir pude acompanhar a palestra de John Diaz sobre práticas vocais e brevemente a de Leandro Caccioni sobre percepção rítmica corporal. Colômbia e Argentina, representadas nestas exposições.

Pela tarde novamente ensaios de prática de conjunto. Experimentamos ritmos, e desenvolvemos os primeiros arranjos. Um trabalho e tanto, já que a música brasileira é repleta de elementos muito desconhecidos para os estudantes estrangeiros.

No final do dia a escola Fernando Sor, também da Colômbia, pode oferecer uma palestra sobre captação de áudio para big-band. Com exemplos, gravando com microfones em diferentes funções e imediatamente mostrando o resultado sonoro. Uma experiência muito atrativa. Note que a Big-Band estava presente.

#VemProSouzaLima