O que é canção?

canção se canta

O que é canção?

Canção é a música que se canta?

É uma modalidade de música cantada dotada de texto poético, ou crônica, de comunicação bastante lírica.

Mas tudo que se canta é cancioneiro? Qualquer música com letra? Não.

A canção é fruto da expressividade artística humana, algo que se canta de maneira melodiosa, por rimas, e em forma clara – normalmente binária.

O resultado da composição de um cancioneiro está acima de gênero e estilo, embora coexista e se comunique diretamente com alguns dos principais gêneros, especialmente no Brasil – como samba-canção, choro-canção, valsa-canção e toada-canção.

Alinhada a poesia, que surgiu de certo modo pelo desconhecimento da grafia musical dos trovadores, a poesia é herança de algo que era cantado e se perdeu, a canção é um estilo composicional de extremo lirismo.

E é parte de um contexto que alinha melodia e versos. Ou que vislumbra histórias…

Embora em sua origem predispõe crônica, que eleva e registra situações primeiramente cotidianas, a seguir procura poesia como algo que provoca, ou remete a um pensamento reflexivo para questões de espaço, de uma nação, ou o que será pessoal fruto da visão de um compositor sobre o mundo ou sobre si mesmo, este tipo de composição é uma arte híbrida.

De ninar

Pode haver uma espécie folclórica, aquela transmitida pela oralidade, que não se sabe autor, ou época, apenas se registra a importância cultural para uma nação. A espécie folclórica das canções é algo que embora represente o passado está viva e se modifica.

Popular ou POP

Há também a popular, aquela que atende ao mercado fonográfico e todavia é composta com finalidades precisas, direcionadas ao público ou para uma terceira arte (poesia/música para um filme – cinema, por exemplo). Lírica! Canção-pop?

O mercado POP atualmente move bilhões.

Compositores eruditos compuseram canções. E partindo de certo pressuposto histórico, a primeira forma (e para alguns: única!) de se constituir uma obra desse perfil se estabelece na ação de musicar um texto, que de uma maneira geral conserva outros processos que resultam nessa espécie de composição:

– Na criação de uma melodia que receberá letra (própria ou de outrem).

– Na composição de melodia e letra em conjunto.

– Ou na ação parcial de uma primeira seção (letra e música), ou refrão, que receberá de outro compositor a contraposição – uma segunda seção.

Canções pra tudo que é gosto…

Há canções em todos os gêneros musicais, como está pautado acima. Há canções de todos os estilos. Mas lembre: nem tudo que é cantado e dotado de texto é canção. Trata-se de uma escola que ainda vem sendo estudada, mas que oferece paradigmas suficientes para uma primeira análise.

No Souza Lima existe um curso de Composição Popular: Letra e Música, que trata em determinada classe do assunto desta publicação. Este curso não possui pré-requisitos atendendo interessados em tão nobre arte. Nova turma em março de 2021.

Em outra publicação ampliamos essa questão. Vamos aos gêneros que se fundem e confundem com essa matriz composicional tão importante para a música brasileira?

Choro-canção:

 

Toada-Canção:

Samba-canção

SHARE
Previous articleComo ser músico de orquestra?
Next articleComo um músico deve ser?
Primeiro me segue no instagram: joaomarcondesoficial! Eu sou o Professor João Marcondes! Sou coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. Também coordeno programas livres como Arranjo para pequenos agrupamentos, Arranjo para agrupamentos médios, Composição Instrumental. E coordeno as unidades Moema e Alphaville desde 2010. Também atuo na instituição em tarefas administrativas, como assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. Sou autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! Meus livros e métodos estão publicados no KINDLE - Amazon em parceria com a Editora Souza Lima. Sou educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music. É diretor e fundador da gravadora BAC Discos! www.bacdiscos.com/ Segue no instagram; https://www.instagram.com/joaomarcondesoficial/