![](https://souzalima.com.br/blog/wp-content/uploads/2024/09/cavaquinho.webp)
13 fev As dúvidas para se profissionalizar em música
E de repente estamos ali prontos para nos profissionalizar, ou bem, ingressar no caminho que nos levará a profissionalização, e o coração bate mais forte, as dúvidas remoem a cabeça. Será mesmo que dá para ser músico?
As dúvidas para se profissionalizar em música se proliferam
E você se vê ali sozinho!
Ser musicista de fato exige de nós um bom estado emocional. Ainda mais que tenhamos orientação, as dúvidas percorremos de maneira muito solitária. E essa solidão rebate aos nossos corações um que de dúvida, um que que promove no nosso corpo crises de ansiedade!
Para mim foi assim. E não pense que em todo momento tive a certeza absoluta de me manter firme na profissão. Fui boicotado por profissionais que eram pagos para me orientar. E boicotado, veja bem, foi a melhor das palavras. O cerne da questão é ser prejudicado.
É verdade que tive o apoio da minha família, e um apoio incondicional. Acreditavam em mim e na minha qualidade como instrumentista então. Apenas não sabiam o caminho, e eu não tive uma pessoa que faz hoje o que eu faço para tanta gente: um orientador!
Esse orientador deve ser um facilitador, e eu pois bem, vivo esse dia a dia. Procurando contribuir com o sonhos de outrem, cumpro o que eu mesmo gostaria de ter recebido lá no início da minha carreira.
E veja, que em 2024 estava azedo. Não estava em um bom momento, mas me mantive firme na orientação. E posso ter falhado, entretanto é mais do que eu tive como orientação.
Eu tinha dúvida se ganharia dinheiro. E não o suficiente, se ganharia mesmo.
Eu tinha dúvidas de onde procurar trabalho.
Eu tinha dúvidas se teria que ser professor, e não queria.
Eu tinha dúvidas se seria bom músico para adentrar ao mercado.
Mas eu não tinha dúvidas que amava música, e mesmo que meu futuro não fosse de amplo sucesso, procuraria por estabilidade. Com o amor pela música me mantive firme, e superei todo meu planejamento.
Sou feliz com o que sou, a dúvida existiu, mas nunca diminuiu o amor e a paixão que tenho em ser compositor, em tocar violão, em arranjar, em produzir, e ser educador musical. Diversificar. Lembre disso!