As características do Violonista

As características do Violonista

Uma nova série em nosso blog: “As características do instrumentista como músico profissional” começa com as características do Violonista.

Violonista é o instrumentista que toca violão. Afinal o que precisa um violonista para ser profissional?

O violonista atua em quatro modalidades: violão erudito, violão popular, violão folk (cordas de aço) e violão de 7 cordas.

Me segue no instagram! @joaomarcondesoficial

  1. Violonista Erudito

Cuidado com as unhas. Sonoridade, técnica apurada, sincronia, domínio do repertório por estilo e período, expressividade, leitura de partitura completa (com até 3 vozes). Um instrumento acústico com projeção.

Compreender a atuação do violão nos agrupamentos camerísticos, como parte integrante ou como solista.

2. Violonista Popular

Cuidado com as unhas. Acompanhamento em diversos gêneros e estilos, leitura de partitura – melodia, leitura de cifras, improvisação em diversos estilos e gêneros, expressividade, conhecimento de acordes – em posição fundamental e inversões, em variadas combinações de corda. Arpejos e escalas variadas.

Compor arranjos. Um instrumento eletro-acústico que combine projeção e que não cause ressonâncias. Saber se comportar perante os diversos agrupamentos que o violão compõe.

3. Violonista Folk (cordas de aço)

Uso da palheta. Acompanhamento em diversos gêneros e estilos, leitura de partitura – melodia, leitura de cifras, improvisação em blues e rock, expressividades típicas do modelo folk, conhecimento de acordes – em posição fundamental e algumas inversões em variadas combinações de corda.

Compor arranjos em estilo finger style. Um instrumento eletro-acústico que combine projeção e que não cause ressonâncias. Saber se comportar perante os diversos agrupamentos que o violão compõe, e até com dois violões.

4. Violonista 7 cordas

Acompanhamento e  fraseado estilo samba e choro – sobre gêneros brasileiros, leitura de partitura – melodia, leitura de cifras, improvisação em ritmos brasileiros, expressividade, conhecimento de acordes – em posição fundamental e inversões na primeira região, acordes característicos. Clichês melódicos.

Um instrumento eletro-acústico que combine projeção e que não cause ressonâncias. Saber se comportar em um agrupamento de samba – com percussões que atuarão na mesma frequência, e em um agrupamento como o regional de choro.

Vamos em frente!

Mais uma novidade do BLOG Souza Lima para contribuir com sua formação musical. Aproveite!

Essa publicação foi atualizada em 30 de maio de 2022. Vamos em frente!

#VemProSouzaLima