As características do Contrabaixista

Quais notas fazem parte dos acordes que tem sol como tônica? Ou fundamental.

As características do Contrabaixista

O Contrabaixista é o músico que interliga as camadas – rítmica e harmônica e que propicia profundidade em uma orquestração ou arranjo.

Ele desenvolve sua atuação no espectro das alturas em região grave ou médio grave da percepção humana, onde também se coloca ocasionalmente alguns dos tambores da bateria e o bumbo principalmente, além da guitarra e do violão.

O músico contrabaixista é um conhecedor de ritmos e gêneros, capaz de compor grooves, fraseados, tal qual repetir os clichês do repertório do instrumento.

É dotado de um ouvido peculiar que procura os sons do extremo grave, fundamentais ou inversões, e está sempre atento a harmonia.

Leitura

É um instrumentista, quando popular, que está melhor para a execução livre que para a leitura da partitura.

Lê na partitura cifras, ciente do ritmo, e até do estilo, que promoverá em suas linhas.

Ao instrumentista de orquestra, no contrabaixo acústico, domina o arco, a leitura nunca é obstáculo. O contrabaixista de orquestra possui grandíssima expressividade. Capaz de tocar no pianíssimo peculiar ao contrabaixo, com arco e pizzicato, tanto quanto em um fortíssimo.

Capaz de compor fraseados líricos tal qual seções de efeito.

Improvisação

A improvisação está para o contrabaixista popular tal qual a leitura para o erudito.

Improvisar é padrão da execução do músico contrabaixista. Conhecedor de cada linguagem, possui desenvoltura no jazz, música brasileira, e até ao choro. Ciente do comportamento do ouvinte para com seu instrumento, possui personalidade para demonstrar toda característica do contrabaixo.

O que estudar para ser contrabaixista?

Se popular: Sonoridade, repertório, domínio de estruturas diatônicas – escalas arpejos e acordes, improvisação, gêneros, estilos, contrabaixistas históricos, fonogramas, efeitos, leitura…

Se erudito: Leitura, sonoridade no domínio do arco e pizzicato, concentração, paradigmas da regência para que o conduza, prática de música de câmara.

O que precisa o contrabaixista?

Um bom instrumento, sem sombra de dúvidas, que atenda sua necessidade de atuação profissional.

#VemProSouzaLima

01