A pausa da semibreve e mínima possuem lugar fixo?

A pausa da semibreve e mínima possuem lugar fixo?

A pausa da semibreve e mínima possuem lugar fixo?

Então, os livros de teoria descrevem que sim. A pausa da semibreve deve ser grafada em baixo da quarta linha, enquanto a pausa da mínima deve ser grafada em cima da terceira linha. Simples, não é?

Na prática musical, no entanto, há exceções. É comum em partituras que cumpram duas vozes encontrar a pausa da mínima e da semibreve pautadas, respectivamente em cima e em baixo de outras linhas.

Pausa da semibreve e mínima pautada em voz única.

No Pozzoli então?

Os livros de teoria tradicional também ignoram que há outras formas de escrita musical, por exemplo, com pauta de uma única linha ou até mesmo sem pauta musical como escrita livre – como o que ocorre em livros muito conhecidos como o Guia teórico e prático para o ensino de ditado musical, Ettore Pozzoli.

Nessa obra literária, que nem me preocupo aqui em discutir qualidade, apresenta as pausas da semibreve e mínima em suas frases rítmicas em semi-linhas, apenas demonstrando o posicionamento do retângulo que representa as figuras de valor estando sobre ou sob a pequena linha provisória.

Livros que vendem certezas com certeza não observam o todo tão complexo da música e da escrita musical. Viva a partitura! Que a pausa da semibreve e da mínima transitem na pauta ou na não pauta cumprindo sua função a partir do conceito que as define e só.

Observe que no último compasso desse arranjo para violão que fiz que a pausa da mínima está postada em cima da primeira linha.

#VemProSouzaLima

Aproveite toda aprendizagem que o BLOG oferece! Mas já adianto que o Souza Lima tem cursos livres habilitados, cursos técnicos reconhecidos, graduação e pós-graduação. Realizamos um trabalho realmente diferenciado a quase 40 anos!

Professores reconhecidos internacionalmente, inovação, livros no KINDLE – baixe seu aplicativo, e adquira a coleção Universo dos Sons! Tudo está completo! Vamos nessa!