A Intensidade na Partitura

intensidade

Símbolos ou sinais específicos para representar a expressividade humana? Sim, é a intensidade na partitura representando os contrastes da música.

A intensidade em valores de profundidade e simbologia estabeleceu-se apenas no período Romântico da música Erudita ou Clássica, no século XIX.

Anteriormente a intensidade restringiu-se pontualmente de maneira comparativa, com termos de contraste envoltos a longas frases ou até seções. Uma seção em mezzo forte, e algo em variações, na repetição, em intensidade nova, em piano ou forte, são bons exemplos desses contrastes. Pouco, até então, para um valor tão importante esteticamente.

Evolução estética

A intensidade seguiu como evolução estética composicional para a música erudita como forma de extrema absorção dos sentimentos ou dos sentidos humanos!

E que para a música popular recolhe valores pessoais, de linguagem, e de especificidade interpretativa ao musicista. É verdade que nem tudo se pauta para a música popular principalmente ao que se refere a intensidade. Mas como ignorar uma evolução tão comprometida com a fidelidade ao que foi composto?

Claro, que é perfeito quando a linguagem da acentuação, da intensidade, está no trejeito do instrumentista improvisador, ocorre que para a composição ou arranjo não há o que justifique o esquecimento dos símbolos de intensidade. Ali o compositor ou o arranjador estabelece diretrizes que definem o fazer musical. Em cada símbolo, em cada consideração.

Alguns dominam os coeficientes interpretativos da intensidade, outros apelam pro botão de volume!

Você já conhece os símbolos de intensidade?

Preparamos um infográfico para esclarecer as mais variadas questões da construção da linguagem escrita quanto a expressividade.

O próximos passo da seção Glossário apresentará o timbre como a última característica física pautada, para finalmente a seguir ingressarmos na seção dos valores musicais como melodia, ritmo, harmonia, forma e instrumentação. Claro, entraremos em algumas questões específicas do fazer musical, cruzando diretamente com a seção Quero ser músico.

Acompanhe em nosso blog as variações, cada inovação, que ainda há muito por vir.

Lembre sempre que o conhecimento é um caminho sem volta!

 

joão marcondes

#VemProSouzaLima

Publicado em 2 de março de 2018, ampliado e revisado em 29 de janeiro de 2020.

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João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville e Ribeirão Preto. Também é idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular de Música (extensivo, semi-intensivo e intensivo), do Curso Técnico em Processos Fonográficos - Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, cursos que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes também atua na instituição em tarefas administrativas, é assistente de direção da instituição e diretor da editora Souza Lima. É autor do BLOG Souza Lima e do BLOG Souza Lima - Magazine Luiza! É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Suas composições e obras fonográficas estão disponíveis para audição no Spotify, Deezer e iTunes Music.