A Harmonia na Partitura

Primeiramente: O que é partitura? Um objeto desenvolvido para o registro gráfico dos aspectos físicos do som que compõe uma obra musical. A partitura também, hoje, é um arquivo digital. E a harmonia?

Harmonia

Quando alguém se recorda de uma música, o elemento primordial que surge é a melodia! A seguir o ritmo! A harmonia situa-se de maneira a designar estilo, como uma textura que a priori parece oculta.

Harmonia, então, é o aspecto musical que relacionamos ao estilo.

A Harmonia possui aspecto vertical, por isso a reconhecemos em bloco. Embora represente a emissão conjunta de sons, também pode ser resultante de um arpejo ou melodias que se sobrepõe.

A harmonia pode estar composta com ritmo, como ocorre na bossa-nova, samba, e outros gêneros da música brasileira.

Harmonia na história

A primeira noção da existência de um novo aspecto da música se deu no período Renascentista.  Do encontro das vozes fez-se perceber relações diretas entre as vozes independentes, e do extrato momentâneo havia harmonia.

A primeira forma de se representar uma síntese harmônica foi o baixo cifrado. Combinações de algarismos romanos e números, que representam ao mesmo tempo conjunto e inversão, mas a disposição é interpretativa.

Instrumento e Harmonia

Não existem instrumentos exclusivamente harmônicos, ou seja, todo instrumento capaz de emitir harmonia também é capaz de realizar melodia.

E assim os instrumentos capazes de emitir melodia, tanto quanto harmonia são oviolão, piano, acordeom, guitarra, cavaquinho, bandolim, harpa…

Flautas, saxofones, trompete, trombone, instrumentos aerofones de maneira geral, a voz, as cordas friccionadas, se compostas em pequenos agrupamentos podem ter resultante harmônica, dada a soma das vozes emitidas individualmente.

Há de se recordar que alguns instrumentos percussivos possuem altura definida, idiofones e membranofones, e desses, alguns são capazes de emitir harmonia, como a marimba e o xilofone.

Formas de representar

Grafada em pauta, através do baixo cifrado, com cifras da música popular.

As cifras da música popular, são combinações entre letras maiúsculas de A à G que representam as fundamentais, somadas aos símbolos da partitura como o sustenido e o bemol, outras letras ou termos, e números variados, e outras simbologias conexas.

C#7M – dó sustenido maior com sétima maior

C#+7(9+) – dó sustenido aumentado com sétima menor com nona aumentada.

Símbolos fundamentais para?

A harmonia pode estar associada a proposições rítmicas pautadas através dos símbolos das durações, ou apenas instruídas por gênero e estilo.

Termos fundamentais para comunicação harmônica?

Tonalidade, acorde, tríade, tétrade, extensões e campo harmônico. Função de acorde, dominante, tônica e subdominante, cadência ou movimento cadencial.

Você sabia?

Através da composição melódica, do agrupamento vocal completo, de duas vozes femininas, e duas masculinas, constituiu-se o aspecto da harmonia. Nos pontos de encontro das vozes.

Você sabia?

Acorde é um conjunto de notas, normalmente estipulado por uma escala.

Logo apresentaremos o infográfico com o conteúdo!

SHARE
Previous articleEstudar Música no Brasil
Next articlePara ser professor universitário de música o que preciso fazer?
João Marcondes
Professor João Marcondes é coordenador pedagógico das unidades Moema, Alphaville, Ribeirão Preto e Lençóis Paulistas. É idealizador e coordenador pedagógico dos programas Composição Popular - Letra e Musica, do Preparatório para Vestibular (extensivo e semi-intensivo), do Curso Técnico em Produção Musical, e da Pós-Graduação em Educação Musical, que ocorrem na unidade Paraíso. João Marcondes atua na instituição em tarefas administrativas como assistente de direção, e ainda é diretor da editora Souza Lima. É editor e autor do BLOG Souza Lima, com mais de quinhentas publicações (BR, ES e EN). É educador Musical, compositor, arranjador e instrumentista. Mestre em Educação Arte e História da Cultura, especializado em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Composições e obras disponível no Spotify, Deezer e iTunes Music.