A estrutura do acorde SUS só é formada no V grau do modo maior?

A estrutura do acorde SUS só é formada no V grau do modo maior?

A estrutura do acorde SUS só é formada no V grau do modo maior?

Na concepção da Harmonia Popular que se ensina na Berklee, no módulo de harmonia I, o V grau de uma escala maior forma um acorde suspenso. A seguir nos módulos sequenciais o acorde suspenso pode ser montado na escala em todos os graus que formam tétrades menores, o IIsus7, o IIIsus7 e o VIsus7.

Compor conjuntos apenas por compor, parece um pouco estranho. No meu entendimento devemos observar a prática musical, a teoria justificar a prática, não a teoria propor uma prática.

Assim, esses novos suspensos seriam articuladores de dominantes secundários. E bem da verdade, por tratar-se de um movimento interno das vozes, o suspenso ocorre de maneira complementar, e preocupar-se com a origem é um tanto sem sentido.

Então!

Os acordes são combinados a partir de uma prática criativa, ou seja, valorizando o que cada um de nós procura individualmente como arte. De onde vem é uma preocupação de quem faz análise, não de quem cria.

Planeje sua composição, experimente os processos, crie e recrie, repita, procure sua sonoridade. E já adianto, sua sonoridade está em você, muito pouco da autoria está nos livros. Pense nisso!

#VemProSouzaLima