A ansiedade geracional pode atrapalhar a formação de músicos?

A ansiedade geracional pode atrapalhar a formação de músicos?

A ansiedade geracional pode atrapalhar a formação de músicos?

A ansiedade geracional pode atrapalhar a formação de músicos?

Com toda certeza.

A ansiedade por chegar em um objetivo musical como dominar um instrumento vem contaminando a formação de novos instrumentistas, compositores e arranjadores. Em música não há encurtamento de distância, música é um processo deveras longo, e se desordenado bastante conflituoso. Tocar bem uma música passa longe de ser dominar um instrumento.

A tecnologia leva crer que atalhos podem ser consentidos. Como o guitar heroe, não sei se assim se escreve, que induzia pessoas a pensar que tocavam guitarra. E eu mesmo vivenciei essa experiência. O campeão mundial de guitar heroe na ocasião de sua vitória, um brasileiro, foi desafiado em seis meses a subir a um palco com os melhores guitarristas do mundo, de um grupo chamado G3 que reunia virtuoses da guitarra. E para tanto teve aulas pagas, eram três encontros semanais de cinquenta minutos, para em seis meses cumprir o desafio.

Chegou bem, animado. Mas quando percebeu que tocar guitarra é mais do que apertar botões, o impacto foi grande. Foi um bom aluno, mas passou longe de tocar a música mais fácil de Steve Vai – porque seis meses não forma ninguém, e em nenhum instrumento.

O ensino musical precisa de tempo. E a pergunta é a ansiedade, que é uma doença séria que sem tratamento pode levar a transtornos ainda piores, pode permitir que não se formem mais músicos? E a resposta é sim, com toda certeza, novamente.

Pode ser que alguém se contente em ligar uma televisão e fingir ser rock star, mas tocar um instrumento é outra coisa, que só quem cumpriu esse tempo pode responder.

#VemProSouzaLima

Cuidamos de sua formação!